INDÚSTRIA NAVAL
Grupo BELOV realiza batimento de quilha do Belov Arembepe e avança na construção de novo SDSV Marco realizado no Estaleiro Belov, na Bahia, sinaliza o início da montagem estrutural da embarcação, que integrará contratos firmados com a Petrobras.
do casco CN038 foi realizado em abril deste ano, marcando oficialmente o início de sua construção. O Belov Arembepe será uma embarcação gêmea dos SDSVs Belov Humaitá e Belov Amaralina, ambos do modelo Robert Allan RAlly 4000, e contará com classificação da sociedade classificadora RINA. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2027. De acordo com o diretor do Estaleiro, Sergio Belov, o batimento de quilha representa uma etapa importante porque materializa o avan- ço do projeto Belov Arembepe e inicia uma nova fase da montagem da embarcação. “É também um marco para o nosso estaleiro e para a estratégia de expansão da frota, reu- nindo experiência operacional, engenharia naval e tecnologia para atender às deman- das cada vez mais complexas do mercado naval e offshore”, comenta o diretor. A construção da embarcação integra o projeto de expansão da frota do Grupo BELOV e está relacionada aos novos contra- tos firmados com a Petrobras. Ao todo, são oito contratos, com prazo de quatro anos, envolvendo o afretamento e a prestação de serviços com quatro embarcações SDSV voltadas ao apoio a operações de mergulho raso de até 50 metros e atividades com ROV (Remotely Operated Vehicle). Os acordos somam R$ 2,7 bilhões.
Grupo BELOV realizou no último dia (17/08), no Estaleiro Belov, em Simões Filho, na Bahia, o batimento
de quilha do Belov Arembepe, novo SDSV (Shallow Dive Support Vessel) que está sendo construído para integrar a frota da companhia. Estiveram presentes à solenidade o minis- tro de Portos e Aeroportos (MPOr), Tomé Franca; presidente da Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia – Autorida- de Portuária), Antonio Gobbo; o prefeito de Simões Filho, Devaldo Soares; o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Burlier; representantes da Marinha do Brasil do 2º Distrito Naval e Capitania dos Portos da Bahia; o presidente da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Moisés Schmidt; Bruno Ribeiro, superintendente da Caixa Econômica Federal; representantes da RINA, Matteo Bargellini e Guido Garufi; os diretores do Grupo Belov, Sergio Belov, Juracy Vilas-Bôas, Andre Weber Carneiro, Luiz Alberto Sant’Ana; os gerentes da em- presa, Dilson D’Assumpção, Guilherme Fal- cão e Iago Belov; além de colaboradores do estaleiro e representantes da cadeia naval. Tradicional marco da construção naval, o batimento de quilha representa o início da montagem estrutural da embarcação. A etapa dá sequência ao avanço do projeto do Belov Arembepe, cujo primeiro corte do aço
Foto: Divulgação
14
15
REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL
REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL
Made with FlippingBook Ebook Creator