PORTO
Porto do Açu e Petrobras assinam contrato para exportação de coque Contrato entre as empresas prevê movimentação de até 600 kton por ano do produto proveniente de quatro refinarias do Sudeste.
A rota no Sudeste amplia as alternativas logísticas para a exportação do produto.
armazenagem e exportação da carga pelo terminal no Açu. A primeira operação está prevista para o fim de agosto. O contrato é válido por um ano e prevê a possibilida- de de renovação por mais cinco. “Nosso compromisso é desenvolver soluções logísticas que atendam às ne- cessidades de cada cliente. Este contrato reforça nosso posicionamento como um hub logístico, aliando nossa expertise na movimentação de granéis sólidos com infraestrutura e capacidade de realizar operações de grande escala com segu- rança e competitividade”, analisa Eugenio Figueiredo, CEO do Porto do Açu.
Ao escoar a produção de diferentes refi- narias da empresa em um mesmo local, o Açu reforça sua eficiência operacional, demonstrando sua capacidade de aten- der às demandas de um mercado global dinâmico. O coque de petróleo é um subproduto de alto valor comercial gerado no proces- so de refino. O volume exportado pelo Açu viabilizará a entrada em importantes mercados internacionais, servindo como insumo energético de alto poder calorífi- co para diversas indústrias. O T-Mult possui 500 metros de cais ope- racional e homologação para receber em- barcações com calado de até 13,1 metros, podendo operar simultaneamente dois navios do tipo Panamax, cada um com capacidade para transportar até 75 mil toneladas. O terminal tem capacidade de entregar operações ágeis, com baixas filas de es- pera e taxas de carregamento horário acima das referências de mercado. Desde o início de suas atividades, em 2016, o terminal do Açu já movimentou 26 tipos diferentes de cargas entre graneis sólidos, breakbulk e cargas de projeto.
Porto do Açu e a Petrobras fir- maram contrato para a operação regular de exportação de coque
de petróleo por meio do Terminal Mul- ticargas (T-Mult), em São João da Barra (RJ). O acordo estabelece uma nova rota logística para o escoamento da produ- ção de quatro refinarias da Petrobras na região Sudeste: REGAP, em Betim (MG), REDUC, em Duque de Caxias (RJ), REPLAN, em Paulínia (SP) e REVAP, em São José dos Campos (SP). Esse é o primeiro contrato entre as em- presas para esse tipo de movimentação, e a previsão é de que sejam movimentadas até 600 mil toneladas de coque por ano, contemplando as etapas de recebimento,
Foto: Divulgação
18
19
REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL
REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL
Made with FlippingBook Ebook Creator