Revista digital Oil & Gas Brasil Nº73

OFFSHORE

Produção de petróleo e gás da Petrobras cresce 11% e alcança 3 milhões de barris em 2025 Reservas têm adição de 1,7 bilhão de boe, melhor índice de reposição na década. Exportações de petróleo registraram recorde anual.

Em 2025, foram comercializados 1.747 mil barris por dia (mbpd) de derivados no mer- cado interno, alta de 1,6% ante 2024, impul- sionada pelo forte desempenho de diesel, gasolina e QAV, que responderam por 74% das vendas. As vendas de QAV tiveram uma elevação de 6% no ano, alcançando o me- lhor desempenho dos últimos 6 anos, refle- tindo a recuperação do mercado desde a pandemia.

– Neste ano, foram colocados em operação 44 novos poços produtores marítimos, sen- do 22 na Bacia de Santos e 22 na Bacia de Campos. – A companhia alcançou um marco histórico na produção offshore ao interligar 77 poços, dentre produtores e injetores, consolidando um novo patamar de eficiência operacional.

– Principais recordes de produção no seg- mento E&P em 2025:

Principais destaques operacionais:

Exploração e Produção

• Produção total operada: 4,32 milhões de boed (recorde anterior de 3,87 milhões de boed em 2023) • Produção total própria: 2,99 milhões de boed (recorde anterior de 2,84 milhões de boed em 2020) • Produção total operada no pré-sal: 3,70 milhões de boed (recorde anterior de 3,23 milhões de boed em 2024) • Produção total própria no pré-sal: 2,45 milhões de boed (recorde anterior de 2,19 milhões de boed em 2024) • Índice de Utilização de Gás Associado (IUGA): 97,7% (recorde anterior de 97,6% em 2023) As plataformas do campo de Búzios rom- peram a marca de produção operada de 1 milhão de barris de óleo por dia em 29 de outubro. Os campos de Tupi e Iracema atingiram a produção de 1 milhão de barris/dia em 9 de janeiro de 2026, repetindo a marca histórica alcançada, pela primeira vez, em 2019

– A produção comercial de óleo e gás natural alcançou 2,62 milhões de boed, superando em 0,9 pontos percentuais do li- mite superior da meta (+4%) projetada.

– Principais fatores para o aumento da pro- dução em 2025:

produção total de óleo e gás natural da Petrobras superou em 2,8 pon- tos percentuais o limite superior da

• Aumento da capacidade de produção dos FPSOs Almirante Tamandaré e Marechal Du- que de Caxias • Manutenção do topo de produção do FPSO Sepetiba • Ramp-up dos FPSOs Maria Quitéria, Anita Garibaldi, Anna Nery e Alexandre de Gusmão • Maior eficiência operacional (3,6% acima do resultado de 2024), principalmente em plata- formas da Bacia de Santos • Menor volume de perdas com paradas para manutenções na Bacia de Campos • Maior produção de LGN devido ao aumen- to de eficiência da UPGN do Complexo de Energias Boaventura / Rota 3

meta (+4%), alcançando 2,99 milhões de bar- ris de óleo equivalente por dia (boed), repre- sentando um aumento de 11% em relação à produção de 2024. Em 2025, a Petrobras alcançou o melhor resultado dos últimos dez anos ao adicio- nar 1,7 bilhão de barris de óleo equivalente (boe) em reservas, atingindo um índice de reposição de reservas (IRR) de 175%, mesmo diante de uma produção recorde. A relação entre as reservas provadas e a produção (indicador R/P) atingiu 12,5 anos, refletindo a sustentabilidade do portfólio.

36

37

REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL

REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL

Made with FlippingBook Ebook Creator