Revista digital Oil & Gas Brasil Nº73

HUB DE INOVAÇÃO

Firjan SENAI SESI traz primeira edição do“Finep pelo Brasil”para o Rio e reforça protagonismo na inovação industrial Hub de inovação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Casa Firjan recebeu, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação em evento que consolidou a parceria entre governo federal e setor produtivo.

Firjan SENAI SESI realizou no dia (10/2) a primeira edição do even- to “Finep pelo Brasil”, iniciativa

A Firjan SENAI SESI se posiciona como parceira estratégica da Financiadora de Estu- dos e Projetos (Finep) na missão de transfor- mar instrumentos de fomento em projetos concretos de desenvolvimento tecnológico, competitividade industrial e crescimento econômico. A atuação conjunta reforça o papel histórico da federação como articuladora do ecos- sistema de inovação no estado do Rio, co- nectando empresas de diferentes portes às oportunidades de financiamento, subvenção econômica e crédito público. O evento ocorreu na Casa Firjan, hub de inovação da federação. O presidente da federação recebeu Luciana Santos, minis- tra da Ciência, Tecnologia e Inovação, o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, o presidente da AgeRio, Sérgio Gusman, mais pesquisadores e empresários do setor de inovação para as indústrias. Parcerias com instituições científicas e tecnológicas Um exemplo concreto desse modelo é a trajetória da Optimatech, startup carioca especializada em transformação digital para a indústria e acelerada pela Firjan IEL. Fundada pelo engenheiro químico Thiago Feital, sócio fundador e CEO da empresa, a Optimatech foi contemplada recentemente por um edital de R$ 350 mil, envolvendo Finep e SENAI. O projeto conta com o apoio do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP) numa proposta

que marca o fortalecimento da articulação entre políticas públicas de inovação e o setor produtivo. Será a oportunidade para as empresas de todos os portes e startups conheceram e tirarem as dúvidas sobre como acessar editais e linhas de crédito dentro da nova proposta. O evento ocorre em um momento estratégi- co da política industrial brasileira. O Ministé- rio da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Finep lançaram 13 editais, que somam R$ 3,3 bilhões em recursos não reembolsá- veis, no âmbito do Programa Mais Inovação, alinhado à Nova Indústria Brasil (NIB). Os recursos contemplam empresas de seis setores considerados estratégicos: cadeias agroindustriais, saúde, infraestrutura, trans- formação digital, transição energética e de- fesa nacional. “A consolidação de uma agenda de longo prazo voltada à inovação industrial, à rein- dustrialização sustentável e ao fortalecimen- to da competitividade do Rio de Janeiro é decisiva para o estado e para o país”, afirma Luiz Césio Caetano, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Segundo ele, a parceria com a Finep amplia o acesso da indústria fluminense a editais e programas estruturantes, apoiando desde a qualificação de projetos até a aproximação com instituições científicas e tecnológicas.

Foto: Divulgação

50

51

REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL

REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL

Made with FlippingBook Ebook Creator