do desafio em oportunidade ocorra. Com o auxílio de Post-its os alunos podem ser estimulados a completar a frase “Como poderíamos…?”. Após separar as res- postas em temas ou afinidades, o próximo passo é de- finir qual será o desafio a ser solucionado de maneira coletiva.
3. Ideação
Essa é a etapa de criação, onde os alunos começarão a pensar em propostas para os desafios e as oportunida- des refletidas no passo anterior. Um produto original como um aplicativo, por exemplo, pode ser idealizado. O que importa aqui é criar um ambiente seguro para que a geração de ideias inovadoras e criativas possam ser desenvolvidas. No final, a lista de soluções e ideias propostas deve estar visível para serem avaliadas pelo próprio coletivo que a criou. Quais são mais apropria- das para a realidade atual da sala de aula ou da esco- la?
4. Prototipação
Chegamos à construção do produto, onde a experi- mentação ganha destaque. Definimos a ideia, mas como iremos concretizá-la? Toda tentativa e erro são válidos. Na hora da prática, o protagonismo e a auto- estima dos alunos devem ser encorajados. Chegou o 10.
Made with FlippingBook Ebook Creator