24 Vozes para 2024 | Excerto | ND

para trabalhar com texto e usa linguagem natural a torna particularmente adequada para o trabalho de conhecimento em geral e o trabalho jurídico especificamente. Em uma discussão de painel na conferência de usuários Inspire NetDocuments 2023, Greg Siskind, co-fundador da Siskind Susser Immigration Lawyers, descreveu o apelo da IA: “O que os advogados fazem o dia todo? Pesquisamos, lemos, digerimos informações e depois redigimos. A IA pode facilitar nosso trabalho diário em muitos aspectos porque pode fazer muitas dessas tarefas.”

Um estudo de pesquisa da Harvard Business School de tarefas concluídas por trabalhadores do conhecimento no Boston Consulting Group descobriu que a IA aumentou significativamente o desempenho e a qualidade para cada especificação de modelo, aumentando a velocidade em mais de 25%, o desempenho avaliado por humanos em mais de 40% e a conclusão de tarefas em mais de 12%. Além disso, operou de uma maneira que beneficiou mais os trabalhadores não especializados, embora todos os usuários se beneficiassem da IA. 4

Como se preparar para a IA

• Reconheça e avalie a ética do uso da IA: Desenvolva diretrizes para o uso ético da IA no trabalho jurídico. Considere os vieses nos dados de treinamento e reconheça que os modelos de IA são imperfeitos. • Encontre os parceiros de IA certos: Identifique fornecedores e consultores de IA jurídica que entendam a indústria jurídica e possam colaborar de perto na integração de ferramentas de IA em fluxos de trabalho, protegendo a confidencialidade do cliente e a privacidade dos dados. • Comece a medir os resultados: Colete métricas sobre indicadores-chave como economia de tempo, redução de erros e satisfação de funcionários e clientes para quantificar o impacto e o ROI dos experimentos de IA. • Incorpore feedback: Obtenha feedback regular do usuário sobre as ferramentas de IA e use-o para refinar fluxos de trabalho e melhorar a adoção. Aprenda com os desafios, bem como com os sucessos.

Para capturar o potencial da IA, considere o seguinte plano de ação: • Eduque advogados e funcionários sobre as capacidades e limitações da IA: Forneça treinamento sobre conceitos básicos de IA para que eles entendam o potencial da tecnologia e não tenham medos ou expectativas irreais. Políticas internas que fornecem diretrizes para o uso da IA ajudarão a garantir que ela seja usada de forma responsável e de acordo com as obrigações do escritório ou departamento para com os clientes e partes interessadas. • Identifique projetos piloto adequados: Procure processos jurídicos que tenham fluxos de trabalho claros e entradas de dados como bons candidatos para experimentos iniciais de IA. Comece pequeno com projetos de prova de conceito. Considere montar um comitê de IA composto por profissionais de TI e geradores de receita para capturar casos de uso que beneficiarão várias pessoas no escritório. • Perceba que a IA é uma ferramenta para aumentar os advogados, não para substituí-los: Posicione a IA como uma ferramenta para tornar os advogados mais eficientes e eficazes, para liberar tempo para pensar de forma mais estratégica e melhorar os resultados — não como uma forma de reduzir o número de funcionários. Enfatize que a IA irá melhorar, não substituir, as habilidades jurídicas.

9

Made with FlippingBook interactive PDF creator