Grande Consumo N.º 91

GRANDE CONSUMO

“Perante o incremento dos custos operacionais e de um quadro regulatório cada vez mais exigente, a Logista Parcel continua à procura de novas soluções para otimizar a circulação de produtos, enquanto equilibra essas necessidades com a responsabilidade ambiental”

Cadeia de frio mais eficiente O crescimento do e-commerce alimentar, e a subse- quente exigência por entregas rápidas, tem impul- sionado a procura por agilidade e precisão. Para atender a essa exigência, a Logista Parcel aposta na digitalização dos processos e na adoção de no - vas tecnologias que reduzem o impacto ambiental e tornem a cadeia de frio mais eficiente. “O principal desafio será continuar a apostar na inovação tecnológi - ca, no tracking e na previsibilidade da entrega, aumen- tando a eficácia e melhorando continuamente a expe - riência dos nossos clientes e dos destinatários” , destaca o business development director. A segurança alimentar é um pilar essencial da operação da Logista Parcel, que implementou um sistema abrangente para garantir o pleno cumpri- mento dos requisitos da norma ISO 22000. A empre- sa investe constantemente em tecnologia de ponta, permitindo a monitorização em tempo real da tem - peratura dos produtos, tanto nos veículos como nas instalações. Além disso, a integração de sistemas de informação com os clientes garante um controlo to - tal sobre o transporte e a previsibilidade das entre- gas. “O compromisso estende-se à utilização das tecno - logias de informação mais avançadas, à segurança e ao compromisso com o meio ambiente, incluindo circuitos de segurança rastreáveis, controlo de posição exata dos processos de carga e descarga, integração de sistemas de informação com os clientes, gestão e controlo em tempo real de temperatura nos veículos e instalações” . A Logista Parcel está também focada na expan- são e modernização das suas infraestruturas em Portugal. Atualmente, encontra-se na fase de im- plementação da sua rede para transporte de pro - dutos congelados, respondendo às novas exigên - cias do mercado. Perante o incremento dos custos operacionais e de um quadro regulatório cada vez mais exigente, continua também à procura de no - vas soluções para otimizar a circulação de produ - tos, enquanto equilibra essas necessidades com a responsabilidade ambiental. “Os desafios da logística do frio são de resposta às necessidades de aceleração da velocidade de circulação dos produtos, intensidade de abastecimento e a relação destas necessidades com as preocupações ambientais. A nossa missão é ligar a indús- tria agroalimentar e o consumo, sendo o nosso objetivo proporcionar os serviços que abranjam a cadeia de abas- tecimento. Efetuamos um acompanhamento com perspe- tiva das necessidades manifestadas pelos nossos clientes. Isso permite-nos identificar as transformações às quais teremos de responder com novas soluções”, conclui Luís Silva.

Compromisso com a sustentabilidade

A sustentabilidade é uma componente essen- cial da responsabilidade social e empresarial. No caso da Logista, este compromisso refle - te-se em diversas iniciativas que visam redu- zir o impacto ambiental das suas operações, desde a otimização das rotas de transporte à incorporação de veículos de baixas emissões. De facto, a empresa tem vindo a adotar me- didas concretas para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de CO 2 , man- tendo uma abordagem integrada que permite medir o impacto ambiental de cada etapa do processo logístico. Entre 2019 e 2023, con- seguiu uma redução acumulada de 12% nas suas emissões. Já em termos de emissões relativas, manteve uma eficiência energética constante, com uma redução de quase 18% em gramas de CO 2 equivalente por quilogra- ma transportado. Para além das iniciativas no sector dos trans- portes, a Logista também tem investido em eficiência energética nas suas instalações, promovendo projetos de energia fotovoltaica para autoconsumo nos seus principais arma- zéns. 100% da eletricidade que consome é de origem renovável em todas as plataformas dos principais mercados. “Também melhorá- mos o nosso desempenho ambiental, medin- do e gerindo o consumo de água, eletricidade, materiais e resíduos especiais e não espe- ciais. Estas ações permitem-nos não só redu- zir o nosso impacto ambiental, mas também cumprir com os padrões de sustentabilidade e transparência que os nossos clientes e a so- ciedade exigem” , garante Luís Silva.

142

Made with FlippingBook - professional solution for displaying marketing and sales documents online