Grande Consumo N.º 91

mercado

N.91

Seis dias depois, nasceu o YouTube, criado por três ex-funcionários do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. Começou a tornar-se popular com vídeos como “Me at the zoo” e a música “Numa Numa” e, em pouco mais de um ano, foi adquirido pelo Google por 1,65 mil milhões de dólares. Outra inovação importante de 2005 foi o avanço no desenvolvimento da vacina contra o papilomaví- rus humano (HPV), que posteriormente se tornaria fundamental na prevenção do cancro do colo do útero. Na cultura, viveram-se momentos marcantes. “Harry Potter e o Príncipe Misterioso”, o penúltimo livro da saga de J.K. Rowling, foi lançado a 16 de julho e vendeu milhões de cópias, tornando-se no best-seller de 2005. Só nas primeiras 24 horas vendeu nove milhões. No total, ultrapassou os 65 milhões de cópias vendidas. Em Portugal, o livro mais vendido foi “Portugal, Hoje: O Medo de Existir”, de José Gil. Este ensaio tornou-se um fenómeno editorial inesperado, al- cançando vendas superiores a 44 mil exemplares e superando obras internacionais de grande sucesso, como “O Código Da Vinci”, de Dan Brown. A obra de José Gil destacou-se pela sua análise profunda da sociedade portuguesa, ressoando amplamente entre os leitores nacionais. No cinema, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” dominou as bilheteiras mundiais, arrecadando 896 milhões de dólares, enquanto “Madagáscar” foi o filme mais visto nos cinemas portugueses, atraindo 692.448 espectadores e gerando uma receita bruta de 2,854 milhões de euros. Outro destaque foi “O Crime do Padre Amaro”, que desde a sua estreia se mantém como o filme português mais visto desde que há registos oficiais, com 380.671 espectadores e uma receita de 1,644 milhões de euros. “Million Dollar Baby”, realizado por Clint Eastwood, arreca - dou o Óscar de Melhor Filme. Na música, numa altura em que o iPod Nano e o iTunes cimentavam a revolução digital, “X&Y”, dos Coldplay, tornava-se um êxito global, vendendo mais de 8,3 milhões de cópias só em 2005. O álbum foi um grande sucesso comercial, atingindo o #1 em mais de 30 países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido. Madonna lançou “Confessions on a Dance Floor” e o single “Hung Up” tornou-se um hit mundial. Em Portugal, o álbum mais vendido foi o homónimo de estreia da banda D’ZRT, que alcan - çou vendas superiores a 130 mil cópias, correspon - dendo a sete vezes Platina. A 21 de maio, Portugal foi representado por 2B na Eurovisão, com a música “Amar”, mas não pas - sou da semifinal. O desporto também teve os seus heróis. Fernan - do Alonso encerrou o domínio de Michael Schuma - cher e tornou-se o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1, aos 24 anos, recorde depois batido por Sebastian Vettel.

Em 2005, 40,5% do valor despendido pela classe social alta e média alta em bens de consumo corrente para o lar era gasto em hipermercados. As classes sociais média e baixa despendiam a maior percentagem de valor gasto em compras para o lar nos supermercados (Marktest)

“Segundo a AC Nielsen, hoje Nielsen IQ, Portugal tinha, em 2005, um hipermercado para cada 150 mil habitantes, um rácio inferior ao de Espanha (110 mil habitantes por hipermercado) e França (50 mil habitantes por hipermercado)”

15

Made with FlippingBook - professional solution for displaying marketing and sales documents online