Dicionário Enciclopédico de Psicanálise da IPA

Retornar ao sumário

um deus único, ela não constituiu uma novidade, mas significou a revivência de uma experiência das eras primevas da família humana, a qual havia muito tempo se desvanecera na memória consciente dos homens... Aprendemos das psicanálises de indivíduos que suas impressões mais primitivas, recebidas numa época em que a criança mal era capaz de falar, produzem numa ou outra ocasião efeitos de um caráter compulsivo, sem serem, elas próprias conscientemente recordadas. Acreditamos que temos o direito de fazer a mesma presunção sobre as experiências mais primitivas da totalidade da humanidade” (pp.153-154). De um modo Nachträglichkeit, ele também recapitulou a ideia da etiologia traumática da neurose a partir da chamada teoria da sedução, desenvolvida em 1895-7, em uma modificação da fórmula: "Trauma primitivo - defesa - latência – desencadeamento da doença neurótica - retorno parcial do reprimido” (Freud, 1939, p. 99) com referência à psicologia individual. Os pressupostos metapsicológicos do Inconsciente foram formulados simultaneamente e progressivamente ao longo do trabalho de Freud; o modelo Estrutural, onde " estar inconsciente " apareceu como uma qualidade , não apareceu subitamente, nem substituiu completamente o modelo Topográfico. Há ampla evidência de que os elementos da Teoria Estrutural foram gradualmente formulados e antecipados, muito antes de 1923. Da mesma forma, o Inconsciente, particularmente o Inconsciente Dinâmico, continuou a fazer parte de todas as estruturas mentais da Teoria Estrutural: ela preencheu o Id e muito do Superego, e a porção inconsciente do Ego, as defesas.

III. EVOLUÇÃO PÓS-FREUDIANA DO CONCEITO DO INCONSCIENTE

Na teorização psicanalítica pós-freudiana, o inconsciente sofreu mudanças notáveis, juntamente com o crescimento de vários novos modelos clínicos e teóricos em todas as três regiões. Note-se que as primeiras contribuições que se seguem - Teorias (Norte Americanas) Freudianas Contemporâneas: Teoria Estrutural/Psicologia do Ego e a Teoria Moderna do Conflito - tem semelhanças marcantes. As diferenças são sutis, frequentemente num tópico específico, e não no corpo central da teoria. Mas, apesar de sutis, são importantes: por exemplo, sua ênfase no funcionamento e nos processos inconscientes do ego, incluindo o papel único do ego inconsciente na formação de defesas e resistências; e a função sintetizadora da mente lidando com o conflito, respectivamente. A diversidade contemporânea de pontos de vista sobre o Inconsciente abrange as contribuições de teóricos das linhas Kleinianas, Bionianas, Psicologia do Self, Relacional, Francesa e Latino Americana, bem como a visão interdisciplinar Neuro- psicanalítica. A lista conclui com várias abordagens.

III. A. Desenvolvimento Pós-Freudiano da Teoria Estrutural As revisões teóricas de Freud (1920, 1923a, 1926) forneceram o ímpeto para repensar conceitos sobre o inconsciente particularmente na América do Norte, para onde muitos

145

Made with FlippingBook - Online catalogs