No caso das deepfakes , é necessário ter bons equipamentos e usar softwares mais complexos para a criação de imagens, cenários e falas que nunca existiram, geralmente baseado em uma grande quantidade de dados de alguém disponível na internet. Por con- ta disso, é muito comum que existam deepfakes em campanhas políticas, pois os candida- tos disponibilizam inúmeros materiais de voz e imagem pela internet. Portanto, conhecer mais sobre essa tecnologia e como se proteger dela é fundamen- tal para que você não caia na mesma armadilha e possa fazer um bom uso do potencial que a tecnologia tem a oferecer. No quadro abaixo, você vai aprender mais sobre como essas tecnologias funcionam:
DEEPFAKE
SHALLOW FAKE
Técnica mais sofisticada e precisa
Técnica mais superficial
Criação de conteúdos sintéticos (não reais) produzidos com auxílio de IA. É possível modificar o rosto, a voz, sincroniza- ção labial, cenário e movimentos da pessoa Requer ferramentas que usam técnicas de machine learning , ou aprendizagem de máquina Utiliza uma grande quantidade de arqui- vos reais de determinada pessoa
Edição simples em que um áudio ou vídeo são tirados do contexto real
Não há modificação de rosto ou voz
Requer conhecimento de edição ape- nas
Utiliza apenas o conteúdo que está sendo tirado de contexto
COMO A IA PODE AJUDAR OU PREJUDICAR A SOCIEDADE Em uma entrevista realizada no TED, o desenvolvedor de IA, Tom Graham, falou sobre os benefícios e precauções com as tecnologias que permitem criar deep fakes. Você pode assistir a entrevista através do QR Code ao lado: Muitas outras matérias já foram escritas para apontar os pon- tos positivos e negativos deste uso da tecnologia. Porém, ainda há muito a ser explorado sobre este tema. Então agora é com vocês! Nesta atividade, você vai se juntar a outras duas pessoas para debater sobre as per- guntas abaixo:
164
8 O ano
Educa 21_8 ano_Livro 1.indb 164
14/01/2025 11:05:00
Made with FlippingBook Annual report maker