HUMILDADE E SOBERBA
VAI COMEÇAR
As noções de igualdade e equidade nos dão a medida da humildade . Leia a frase a seguir e comente entre todos o que você entendeu dela:
Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a neces - sidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. Boaventura Sousa Santos, sociólogo português.
Diz o senso comum que somos todos iguais. De fato, na condição de seres huma - nos, somos iguais em direitos e oportunidades (deveríamos ser, pelo menos). Mas, vale ressaltar, a ideia de que somos todos iguais, muitas vezes, enfraquece as discussões sobre diversidade e inclusão porque, em muitos casos, dispensa o caráter histórico e social das desigualdades. Cada um de nós é único em experiências, posicionamentos diante da vida, opiniões sobre fatos e cultura. Essa junção de pessoas únicas é rica para o desenvolvimento de qualquer sociedade. PAPO RETO 1) Que atitudes de soberba ou arrogância você presenciou, vivenciou ou conheceu? Conversem entre todos. 2) O que, muitas vezes, leva uma pessoa a agir com soberba ou arrogância? 3) Escute a notícia que seu(ua) professor(a) vai ler. Qual sua opinião a respeito?
127 UNIDADE 6 – AS DIFERENÇAS NOS FORTALECEM
Made with FlippingBook Annual report maker