OFFSHORE
Seagems renova iniciativa de educação emocional e amplia ações para 2026 Programa de Educação Emocional alcança 82% das equipes embarcadas, recebe avaliação positiva de 98% dos participantes e é renovado para 2026
Foto: Divulgação
Ao longo de 2025, foram realizadas 323 turmas, com 1.975 participações. No total, 82% dos profissionais embarcados aderiu ao programa, percentual acima da meta inicial de 80% estabelecida para o primeiro ano da iniciativa. A avaliação dos empregados confirma a efetividade da iniciativa. Em 2025, 98% dos participantes classificaram o Programa de Educação Emocional como “Muito bom” ou “Excelente”. Foram também recebidos 2.065 feedbacks descritivos espontâneos dos par- ticipantes. Os resultados indicam maior en- gajamento nos temas de saúde emocional, aumento da procura pelos canais de apoio psicológico e maior abertura para o diálogo sobre bem-estar no ambiente de trabalho. Além das ações educativas, foram realizados 159 atendimentos personalizados individuais e coletados, reforçando a relevância do pro- grama e embasando sua continuidade como parte da agenda de pessoas da Seagems.
Seagems, empresa brasileira de engenharia submarina, anuncia a renovação do seu Programa de Edu-
“Os números da primeira edição mostram que o cuidado emocional precisa ser tratado de forma estruturada, contínua e próxima da realidade das pessoas. Levar esse programa a bordo, capacitar quase dois mil emprega- dos e superar nossas metas de engajamen- to reforça que estamos no caminho certo”, afirma Glaucia Maciel, diretora de Recursos Humanos da Seagems. A executiva destaca que a iniciativa vai além de uma ação pontual. “Mais do que um pro- grama, estamos falando de uma construção cultural contínua, que fortalece a segurança psicológica, a confiança e o senso de cuida- do mútuo no dia a dia da empresa”.
Segundo Glaucia, a proposta sempre foi atuar de forma preventiva. “A saúde emocio- nal não pode ser tratada apenas quando o problema já está instalado. Nosso foco é oferecer informação, escu- ta e orientação para que os empregados reconheçam sinais de sobrecarga e saibam onde buscar apoio antes que situações se agravem”, explica. A nova fase do programa prevê aprofun- damento temático, ampliação de ações voltadas à liderança e uso mais estrutura- do de indicadores para mensurar impactos emocionais e organizacionais. “Nossa perspectiva é consolidar o papel de uma empresa acolhedora, que pratica a escuta ativa e implementa ações que via- bilizam um ambiente de trabalho cada vez mais pautado no bem-estar e na segurança psicológica”, conclui a executiva.
cação Emocional para o ciclo 2026, após os resultados consistentes alcançados ao longo de 2025. A iniciativa, voltada à promoção da saúde emocional e ao cuidado psicológicos com as pessoas em diferentes realidades de trabalho, será mantida e ampliada diante da forte adesão dos empregados e do impac- to positivo observado no primeiro ano de execução. Desenvolvida em parceria com o Centro de Psicologia Empresarial (CEPEM), a iniciativa promoveu ações educativas e presenciais voltadas a temas como estresse, ansiedade, depressão e ambiente de trabalho saudável. Além de atividades virtuais e nos escritórios da companhia, o programa levou o cuidado emocional diretamente às embarcações, por meio de 47 embarques de psicólogos e 153 dias de atividades a bordo.
Cuidado e atenção constantes
O Programa de Educação Emocional atua de for- ma integrada a outras iniciativas já consolidadas na companhia, como a plataforma Oriente-me, que oferece atendimento psicológico 24 horas.
22
23
REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL
REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL
Made with FlippingBook Ebook Creator