INDÚSTRIA NAVAL E OFFSHORE
Investimentos somam R$ 2,8 bilhões para construção de cinco navios gaseiros, 18 barcaças e 18 empurradores, evidenciando a retomada da indústria naval no país.
presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, no último dia (20/1), em Rio Grande (RS), da cerimônia de
O presidente Lula estará acompanhado do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, do presidente da Trans- petro, Sérgio Bacci, e de outras autoridades. O investimento em encomendas para indústria naval e offshore estimula um ciclo de novos negócios e oportunidades, fortale- cendo a cadeia produtiva industrial brasileira. “O Sistema Petrobras está sempre pronto para apoiar o desenvolvimento do Brasil. Com essas contratações, estamos deixando a Petrobras preparada para o crescimen- to da nossa produção nos próximos anos e alavancando a retomada da indústria naval nacional. Para nós, quando a Petrobras está mais forte, o Brasil também está mais forte”, afirma Magda Chambriard, presidente da Petrobras. Para o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, as aquisições representam um marco estratégico para o Sistema Petrobras e o Brasil. “A renovação e ampliação da frota nos permite atender ao crescimento da produção do país com maior eficiência, reduzindo custos e fortalecendo nossa soberania energética.
assinatura de contratos para a construção de embarcações do Programa Mar Aberto, iniciativa voltada à renovação e ampliação da frota do Sistema Petrobras. Ao todo, Petrobras e Transpetro estão contratando cinco navios gaseiros, além de 18 barcaças e 18 empurradores, num investimento total de R$ 2,8 bilhões, com potencial de geração de mais de 9 mil empregos diretos e indiretos. Todas as embarcações serão operadas pela Transpetro e construídas em estaleiros de três estados. No Rio Grande do Sul, o Estalei- ro Rio Grande será responsável pela obra dos gaseiros. No Amazonas, o estaleiro Bertolini Construção Naval da Amazônia, construirá as 18 barcaças. Em Santa Catarina, o estaleiro Indústria Naval Catarinense, vai construir os 18 empurradores. Com essas novas embarcações para a frota própria, haverá redução da dependência de afretamentos, proporcionando maior flexibi- lidade e eficiência às operações logísticas de movimentação de gases liquefeitos (GLP) e de outros produtos.
Foto: Divulgação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar Aberto em evento com o presidente Lula em Rio Grande (RS)
44
45
REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL
REVISTA DIGITAL OIL&GAS BRASIL
Made with FlippingBook Ebook Creator