Maximize Value Across the Entire Customer Lifecycle
Desafios para obter empréstimos PME
Relatório - Pesquisa
Pesquisa – Empréstimos para PMEs
Em nossa mais recente pesquisa do setor, a Provenir explorou os desafios enfrentados pelas instituições financeiras ao oferecer empréstimos a pequenas e médias empresas (PMEs). 179 l íderes do setor de todo o mundo comparti lharam ideias importantes sobre questões que l imitam sua capacidade de emprestar para PMEs. Os entrev istados foram conv idados a responder perguntas sobre duas áreas principais: 1. velocidade de aprovação 2.Desafios Embora as respostas tenham variado, os resultados mostraram que as aprovações em tempo real para empréstimos a PME, sejam para cl ientes novos ou existentes, são a exceção e não a norma. Essa incapacidade de aprovar empréstimos com rapidez pode ser atribuída a vários fatores, mas os entrev istados destacarama integração de dados como seu maior problema. Sem resolver os problemas de integração de dados e os outros problemas identificados nesta pesquisa, os prestamistas de PMEs acham quase impossível reduzir o tempo de aprovação sem aumentar os riscos. Os prestamistas precisamda capacidade de apoiar as PMEs com produtos personal izados e acessar os fundos exatamente quando eles precisam. Se as instituições financeiras tradicionais não fornecem serv iços competitivos, elas correm o risco de perder cl ientes novos e existentes pela inovação dos concorrentes. Capacitar as equipes de risco para acessar e usar dados com faci l idade é essencial para o crescimento e o sucesso dos negócios.
2
Empréstimos para PMEs – Velocidade para aprovar solicitações Para uma PME, é necessário ter dinheiro suficiente para expandir, financiar no momento certo e poder cobrir os custos operacionais e de diversificação. Para isso, pedimos aos entrevistados que compartilhassemquanto tempo, em média, leva sua empresa a aprovar empréstimos para cl ientes de PMEs. Para uma compreensão mais profunda da velocidade de aprovação, dividimos isso em duas categorias: aprovação de sol icitações para novos cl ientes e aprovação de sol icitações para cl ientes existentes.
APROVAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS PARA NOVOS CLIENTES
22% dos l íderes da indústria pesquisados responderam semanas, enquanto 39% responderam dias. Isso significaque as empresas não oferecemaprovações no mesmo dia para sol icitantes de empréstimos para PMEs. Apenas 8% responderam que poderiam aprovar os empréstimos em segundos. Quando os cl ientes existentes foram questionados sobre a velocidade de aprovação, o número de prestamistas que demoravammais de 24 horas para aprovar empréstimos diminuiu de 61% para 53%. Os resultados mostram que, em geral, os prestamistas relatam que podem aprovar sol icitações de cl ientes existentes mais rapidamente do que de novos cl ientes, com uma redução de 10% no número de respostas de "semanas".
Semanas Dias Horas Minutos Segundos
8%
22%
12%
19%
39%
APROBAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS PARA CLIENTS EXISTENTES
Semanas Dias Horas Minutos Segundos
12%
10%
12%
41%
25%
3
Empréstimos para PMEs – Desafios principais Existemmuitos obstáculos que podem dificultar aos prestamistas de PMEs aprovar rapidamente sol icitações de empréstimos sem sacrificar sua tolerância a riscos. Nesta pergunta multipla escolha, pedimos aos entrevistados para selecionar os desafios que estavam impactando seus negócios.
DESAFIOS DE EMPRÉSTIMOS PARA PMEs
54%
53%
49%
33%
13%
13%
12%
I ntegração de fonte de dados - interna
I ntegração de fonte de dados - externa
Gap de habilidades
Comunicação entre equipes de dados e engenharia
Alterações nos processos e serv iços
Dependência de fornecedores de tecnologia
Operacionalizar modelos de risco em tempo real
Os desafios estão divididos em três categorias: acesso a dados, usabi l idade tecnológicae recursos humanos. Do total de entrevistados, mais de 53% selecionou o acesso a dados, fontes internas e / ou externas como um desafio que impediamelhorias nos processos de empréstimos para PMEs. A segunda maior porcentagem de resposta foi obtida na categoria de usabilidade tecnológica, com capacidade de operacionalizar modelos de risco, fazer alterações nos processos e confiar que os fornecedores diminuama inovação. A categoria final, recursos humanos, registrou a menor porcentagem de resposta, apenas 13% dos desafios selecionados nessacategoria.
4
Desafio Principal – Acesso a dados As PMEs geram uma grande quantidade de dados, de dados financeiros, como declarações fiscais e documentos contábeis, a dados alternativos, como informações de transações e reviews on-l ine.Mas acessar e usar esses dados parece ser o principal desafio, como foi relatado por mais da metade dos entrevistados.
Um número quase igual de entrevistados relatou desafios relacionados à integração de fontes de dados internas e externas. Atrasos na integração de dados nos processos de decisão das solicitações causam vários problemas para os prestamistas: 1. Isso dificulta a automação das aprovações, pois os dados devem ser coletados manualmente. 2. Limita a capacidade de usar ferramentas analíticas avançadas na gestão de riscos. 3. Diminui a aprovação, aumenta o risco dos clientes recorrerem a prestamistas alternativos e reduz as oportunidades de crescimento. A implementação de tecnologia para simplificar e acelerar a integração a novas fontes de dados é, sem dúvida, vital para o sucesso e crescimento dos negócios. “
99
97
95
93
91
89
87
85
Integração de fonte de
Integração de fonte de
dados - interna
dados - externa
"A flexibilidadeda Provenir nos permite criar nossos próprios fluxos de trabalho para tomada de decisões de risco que podem ser faci lmente conectados a qualquer fonte de dados".
” Andy Dodd, Managing Director Hitachi Capital Invoice Finance
5
Desafio Principal – Tecnologia
A tecnologia oferece a base para a tomada de decisões de empréstimos para PMEs em tempo real , portanto, não é de surpreender que mais de um terço dos entrevistados selecionem questões de tecnologia como um desafio-chave. Esteja você trabalhando com uma solução criada internamente ou com um fornecedor, a capacidade de fazer al terações rapidamente para responder aos desenvolvimentos do mercado é essencial para mitigar riscos e dar suporte aos seus cl ientes.
0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
A resposta mais comum dentro da categoria de tecnologia foi a dificuldade de operacionalizar modelos de risco em tempo real. Os modelos de análise de risco, independente do idioma em que estão escritos, facilitam decisões mais inteligentes, menos riscos e aprovações automatizadas. Mas atrasos geralmente ocorrem devido à necessidade de recodificação. Se sua tecnologia não suportar o idioma em que você prefere trabalhar, sua equipe de riscos independente do modelo elimina esse problema e ajuda as equipes de risco a buscar rapidamente mudanças importantes em tempo real. Um terço dos entrevistados também destacou como um problema a dificuldade de fazer alterações em processos e produtos. Se isso se deve à dependência de um fornecedor de tecnologia ou de equipes internas de TI / desenvolvimento, existe uma solução que pode ajudar a dar às equipes de risco mais controle: o uso de plataformas de low-code. não apenas diminui os ciclos de implementação,mas aumenta a dependência de recursos de TI / desenvolvimento. A implementação de tecnologia A low-code pode substituir as soluções codificadas, portanto as mudanças não precisam ser concluídas pelas equipes de desenvolvimento,mas os membros da equipe de risco podem gerenciá-las usando as ferramentas de arrastar e soltar (drag & drop).
88
59
21
“
Dependência de fornecedores de tecnologia
Alterações nos processos e serv iços
Operacionalizar modelos de risco em tempo real
A criação completa de uma plataforma própria de decisão de risco requer muito trabalho de tecnologia. Além disso, uma vez escrito, pode ser difícil alterar o código. A Provenir nos permite implementar pontos de decisão sem fazer muito desse trabalho.
”
Andres Idarraga, CEO Creci
6
Embora a tecnologia seja essencial para a tomada de decisões automatizada em tempo real sobre empréstimos para PMEs, sua equipe tem um papel ainda maior. Seus funcionários trazem conhecimento, criatividade e unidade para promover a inovação. Para ser realmente eficaz, você precisa de uma tecnologia que suporte sua equipe e uma equipe que possa assumir o controle da sua tecnologia. Como a tecnologia ajuda a resolver problemas de comunicação e reduz a diferença entre diferentes habil idades? Desafio Principal – Recursos humanos
30
25
Cerca de 13% dos entrevistados selecionaram a comunicação entre as equipes de engenharia e dados e / ou o gap entre as habilidades como um desafio para a empresa. A comunicação entre as equipes de dados e desenvolvimentoé o resultado de equipes que possuem diferentes conjuntos de habilidades e usam várias ferramentas para realizar tarefas. Uma solução para esse problema é usar ambientes visuais para criar, gerenciar e implementar processos, modelos de risco e integrações. Com um ambiente visual em vez de um ambiente de desenvolvimento, as equipes de dados e engenharia podem sentar-se na mesmamesa e entender o que estão vendo. Isso facilita uma maior cooperação entre equipes e promove a inovação. Uma tecnologia amigável y low-code também pode ajudar a resolver o gap de habilidades nas equipes, pois permite que os membros da equipe assumam um papel ativo no gerenciamento de processos sem a necessidade de conhecimentos de engenharia.
20
15
10
5
0
“
Gap de habilidades
Comunicação entre equipes de dados e engenharia
A tecnologiaque implementamos nos ajuda a evoluir em nossos produtos e serviços e na experiência de nossos clientes. A solução da Provenir oferece integração eficiente às nossas fontes de dados, faci litando excelentes recursos de processamento de empréstimos. ” Petr Baron, CEO TBI Bank
7
A Provenir ajuda os prestamistas a simplificar a integração de dados, fazer alterações rapidamente e promover a tomada de decisões de risco em tempo real. Descubra como a Provenir pode ajudar sua empresaa reduzir custos de integração e tomar decisões em segundos:
Simplificar a integração da fonte de dados A plataforma Provenir simplifica a conexão com fontes internas e externas. Saiba mais sobre a plataforma da Provenir aqui.
Implementar rapidamente modelos de risco
A plataforma low-code é independente do modelo, eliminando atrasos na gravação. Veja como as ferramentas visuais e os testes na plataforma tornam a implantação rápida e fácil.
Fazer alterações faci lmente
Com uma interface amigável para seu negócio, as alterações são acessíveis a qualquer nível de usuário. Leia aqui a entrevista com o CEO da Creci, a Fintech especializada em PMEs com impacto social.
8
Page 1 Page 2 Page 3 Page 4 Page 5 Page 6 Page 7 Page 8Made with FlippingBook Digital Publishing Software