Maximize Value Across the Entire Customer Lifecycle
Atualmente, o termo Compre Agora e Pague Depois (BNPL) está em toda parte. Os principais pioneiros do setor, como Klarna e Affirm, estão vendo números recordes de transações, novos participantes aparecem a cada mês e os setores atendidos pelos provedores de BNPL estão crescendo de uma forma que nenhum especialista em fintech imaginou ser possível (cuidados veterinários, assistência de aluguel, contas de serviços públicos). Mas o que esse rápido crescimento significa para o futuro do BNPL? E quanto ao aumento das regulamentações surgindo no horizonte? Aqui, exploraremos uma breve história de BNPL, como é o estado atual da indústria e ouviremos influenciadores sobre o que eles acham que o futuro reserva para os fornecedores e consumidores de BNPL. Embora seja fácil pensar no BNPL como um fenômeno do século 21, tecnicamente o movimento começou assim que o crédito pessoal se tornou algo. Os consumidores pós-revolução industriais queriam comprar itens mais caros que estavam fora de alcance financeiro: os fazendeiros precisavam de equipamentos agrícolas, as donas de casa queriam máquinas de costura e assim por diante. E nasceu a era dos planos de parcelamento e novas práticas de crédito 1 . É claro que, atualmente, o cenário do BNPL praticamente explodiu, com fornecedores oferecendo de tudo, desde moda sofisticada e eletrônicos a planos de pagamento de saúde e redução de aluguel.
Gigantes da indústria como Klarna, Affirm, Quadpay e Afterpay (junto com muitos provedores BNPL regionais e de nicho menores) geraram entre US$ 20 e US$ 25 bilhões em compras em 2020, e os especialistas dizem que “a Indústria crescerá até 15 vezes o seu volume atual em 2025.” Oferecer aos consumidores planos de parcelamento no ponto de venda sem verificação de crédito e taxas de juros de zero por cento é atraente para certas pessoas (geralmente consumidores mais jovens) que não querem ficar presos a um cartão de crédito que gere juros. Quando a pandemia Covid-19 devastou o mundo, o BNPL continuou a crescer, por alguns motivos importantes. Com tantas pessoas presas em casa, as compras online nunca foram tão acessíveis, não apenas para sapatos e gadgets, mas também para itens como mantimentos, material de limpeza e equipamentos de proteção pessoal como luvas e máscaras. Além disso, para muitas pessoas em todo o mundo sem trabalho e sem dinheiro, comprar itens com um plano de pagamento e com pouco ou nenhum juro era extremamente atraente.
Então, para onde vamos a partir daqui? Com conversas sobre o aumento da legislação e supervisão regulatória, o que o futuro reserva para os provedores e consumidores de BNPL que amam tanto seus serviços? Entramos em contato com alguns especialistas do setor para conhecer suas perspectivas.
Fintech Business Weekly
O consultor da indústria de Fintech Jason Mikula publica o boletim informativo Fintech Business Weekly, que oferece uma análise aprofundada das tendências e histórias em bancos, fintech e regtech. Jason, ex-vice-presidente da Goldman Sachs, tem experiência em produtos bancários digitais, consultoria e fintech.
O cenário de empréstimos e pontos de venda (POS) de BNPL está evoluindo rapidamente, em termos de projetos de produtos, negócios que operam no espaço e ambiente regulatório. A Austrália e o Reino Unido já viram um aumento do interesse regulatório na categoria de produtos, especialmente no que se refere à acessibilidade / avaliação da capacidade do usuário de pagar dívidas. Embora a regulamentação dos EUA muitas vezes permanece atrás de outros países devido à sua natureza fragmentada, espero um maior escrutínio por parte dos reguladores estaduais e federais dos EUA, especialmente quando se trata de controles de acessibilidade e divulgações ao consumidor de produtos BNPL. O principal benefício para os comerciantes, atualmente classifica como as taxas de conversão mais altas e os maiores valores médios de pedido; o custo para os comerciantes é uma taxa de desconto do comerciante significativamente mais alta em comparação com os cartões de crédito ou débito que os consumidores usariam de outra forma. Para os usuários de BNPL, o benefício é distribuir os pagamentos sem custo adicional (ou seja, sem taxas / financiamento com 0% de juros). Isso faz com que as compras maiores pareçam menos dolorosas, aumentando assim as taxas de conversão do comerciante. Neste ponto, não está claro como os reguladores irão interagir com os fornecedores / produtos BNPL em evolução. Os reguladores podem examinar os fornecedores
por meio de estruturas existentes, como UDAAP, FDCPA, TILA, etc., ou embarcar na regulamentação específica do setor. Se o Reino Unido e a Austrália forem preditivos, a principal questão regulatória pode ser garantir que os usuários de BNPL não contraiam muitas dívidas ao usar este serviço. O uso de BNPL tornou-se predominante, aparentemente da noite para o dia, e atualmente há uma “apropriação de terras” para associações comerciais. Garantir parcerias importantes, de preferência com plataformas que vêm com escala (ou seja, Shopify), é a chave para construir um modelo de negócios defensável no BNPL. Um obstáculo importante para os fornecedores é a distribuição (ou seja, parceiros de negócios). A escolha do provedor BNPL tende a depender da conveniência no checkout. Os usuários não são necessariamente leais a um provedor BNPL específico. Para resolver esse problema, o BNPL introduziu seu próprio cartão de pagamento físico e aplicativos de compras, mas não está claro se essas extensões de produto estão ganhando força entre os consumidores. O impacto mais óbvio do COVID-19 é indireto e é basicamente o grande aumento na atividade de e-commerce versus tijolos e argamassa. Embora uma oferta BNPL seja possível em um ponto de venda físico, a experiência provavelmente será significativamente menos elegante do que em um fluxo de checkout de comércio eletrônico. Uma tendência secundária durante o COVID foi a alavancagem do consumidor; ou seja, pague a dívida. Na medida em que os usuários não pensam no BNPL como uma dívida (em comparação com o cartão de crédito tradicional), a categoria de produtos tem se beneficiado dessa alavancagem.
Se você oferece um produto “a prazo” ou um empréstimo de longo prazo, essas são formas de dívida que um consumidor está assumindo (mesmo que uma configuração de produto específica evite a classificação legal como crédito). Para fornecedores, o risco de crédito (ou seja, inadimplência) é sempre um risco, especialmente no clima econômico em rápida evolução de hoje. O risco regulatório também é uma ameaça real aos modelos de negócios dos provedores. Para os consumidores, o principal risco é assumir mais dívidas do que você pode suportar
confortavelmente, especialmente porque alguns provedores de BNPL não use técnicas tradicionais de subscrição.
Isso significa que um credor tem acesso a dados sobre os pagamentos de dívidas existentes de um requerente (se aplicável), despesas mensais que não apareceriam em uma agência de crédito (aluguel, alimentação, transporte, etc.) e renda verificável. Embora os juros sejam uma ferramenta importante para avaliar e comparar o crédito, é mais provável que um consumidor típico se concentre no valor de um pagamento mensal em comparação com sua renda disponível para avaliar se um empréstimo é adequado ou não.
Parceiros de referência de capital
Helen Ngo, CFP® e ex-corretora da bolsa, agora administra sua própria empresa de planejamento financeiro e gestão de investimentos, dedicada a trabalhar com as pessoas para ajudá-las a tomar decisões financeiras sólidas. Sua experiência inclui planejamento financeiro pessoal, investimentos e comportamento saudável do consumidor. Falando sobre o futuro da paisagem compre agora, pague depois, Helen comentou que “o espaço vai continuar crescendo. Esses tipos de planos de pagamento
só aumentarão em apelo para provedores e consumidores. Ele antecipou que eles continuarão a se expandir em outras indústrias adjacentes, e a variedade de fornecedores terá um crescimento constante. No entanto, os regulamentos são iminentes:
Helen acredita que o BNPL tem alguns benefícios importantes, nomeadamente que estes tipos de planos de pagamento oferecem “ótimas opções para compras maiores, especialmente quando o fluxo de caixa pode ser um problema, por exemplo alguém que recebe um bônus anual. Esse tipo de flexibilidade é excelente para consumidores que precisam ou desejam comprar algo antes do fluxo de caixa inicial e ajuda a promover uma economia saudável.“ Helen acrescenta “Covid-19 teve um grande impacto no espaço BNPL - inicialmente houve um grande boom com o BNPL; obrigado em parte a muitos consumidores que compram online e àqueles que queriam adiar os pagamentos devido a problemas de renda. No entanto, pode haver uma falsa sensação de acessibilidade com planos de parcelamento (parcelamento), e muitos setores ainda não se recuperaram. Os provedores sentirão os efeitos de longo prazo disso, pois haverá alguns consumidores que simplesmente não conseguirão pagar. É aqui que algumas das regulamentações aprimoradas ajudarão: elas protegerão os consumidores e fornecerão mais transparência sobre a acessibilidade econômica, o que, por sua vez, também ajudará a proteger os credores. Melhores verificações e saldos, mais em linha com os regulamentos sobre produtos de cartão de crédito, ajudarão a proteger os consumidores e a incentivar gastos responsáveis, mas também protegerão os fornecedores para garantir que eles estejam oferecendo crédito de uma forma menos arriscada. Um fator necessário para ajudar a regular a indústria no futuro é alguma consistência na transparência de preços - redesenhar o processo de vendas para garantir que fornecedores e consumidores estejam cientes dos preços reais e acessibilidade.“
Perspectiva de mercado consistente
Raj Shah é um profissional de estratégia experiente e acelerador de negócios com experiência global, desde estratégia até melhorias operacionais. Com foco em aspectos digitais / fintech, ele fundou uma empresa de consultoria de gestão, Coherent Market Insights, e foi coberto pela revista CEO Today, Forbes International, HuffPost, BBC.com, CBS News, CNN e muito mais.
Atualmente, a indústria compre agora e pague depois está em torno aos US$ 24 bilhões e se espera que altere a indústria de crédito ao consumidor. Com o mercado global de comércio eletrônico atingindo mais de US $ 1 trilhão até 2025, o BNPL deverá testemunhar cerca de 8% do total de transações (neste período). Ainda temos que contabilizar as transações de varejo off-line no ponto de venda em locais de varejo. Em suma, mostra que o futuro de BNPL é muito promissor. Como parte do ecossistema, não seria surpreendente ver bancos tradicionais (com milhões de correntistas), emissores de cartão de crédito, redes de pagamento e grandes varejistas com suas próprias plataformas BNPL, dando-lhes um fluxo de receita adicional e ajudando a tirar vantagem da tendência de crescimento do mercado de crédito ao consumidor. Como os bancos são considerados uma fonte confiável de empréstimos, a entrada de bancos no espaço daria aos clientes uma ferramenta confiável para administrar suas finanças, em vez de depender de outra empresa que ofereça empréstimos. Veríamos uma consolidação no setor, com bancos, redes de pagamento e grandes comerciantes, seja investindo em fornecedores de BNPL ou adquirindo-os. Além disso, não se pode descartar a possibilidade de fusões e aquisições de fornecedores de BNPL com muito dinheiro.
Atualmente, a maioria dos provedores de BNPL informa que cerca de 10-22% (varia de provedor para provedor) do revenue vem de pagamentos atrasados de consumidores que estão perdendo suas datas de vencimento. Acho que veremos que os consumidores da indústria de BPNL serão mais educados e disciplinados financeiramente nos próximos cinco anos. Essa mudança provavelmente afetará a receita gerada por taxas atrasadas de fornecedores de BNPL, o que do ponto de vista da indústria é uma história positiva para os reguladores. Os provedores de BNPL pagam ao comerciante em nome dos consumidores. Portanto, os provedores de BNPL correm o risco que os usuários deixarem de pagar e nunca mais usarem a plataforma. No entanto, dado que os inadimplentes correm o risco de rebaixar suas pontuações de crédito, acho que o cenário deve mudar no longo prazo. Órgãos reguladores em países com alta adoção de BNPL estão revisando ou endurecendo as regras do setor. Eles são da opinião que os prestadores de serviços do BNPL, que são classificados como empresas fintech, deveriam possivelmente ser forçados a aderir a regras mais rígidas como os bancos fazem. No entanto, resta saber se os prestadores de BPNL que não têm cartas de financiamento (e a maioria deles não cobra juros) poderiam aderir às regras de conformidade concebidas para os bancos. Seria altamente imperativo ver que o BNPL (no longo prazo) não se tornasse outro veículo para os consumidores tomarem empréstimos, ou o próximo escândalo do banco de varejo. Muitos dos fornecedores de plataforma BPNL não verificam a pontuação de crédito do usuário com antecedência. Cerca de 15-20% dos usuários estão na faixa etária de 12 a 22 anos, que podem não ter experiência adequada no uso de produtos de crédito. Portanto, alega-se que os programas BNPL incentivam os consumidores a contrair dívidas que podem não ser capazes de pagar. No entanto, podemos antecipar o uso de BNPL para muitas de nossas compras futuras. Por exemplo, “o que está na moda” é uma grande vertical para o BNPL. Além disso, em breve poderemos testemunhar a integração das plataformas BNPL por comerciantes que oferecem produtos perecíveis, incluindo supermercados do setor de alimentos e bebidas. Se eu fosse lançar um serviço de BNPL no futuro, gostaria de explorar o setor de saúde, introduzindo o método BNPL para serviços de saúde sem dinheiro, particularmente para países com segurados não relacionados à saúde, como a Índia. Imagine que um paciente que não tem seguro de saúde chegue com uma enfermidade, e o hospital privado o atenda com uma proposta de valor e se concentre na oferta de serviços, uma vez que a operadora de BNPL já paga as
despesas em nome do paciente. O lançamento das plataformas BNPL no setor de saúde não poria em risco o tratamento prestado pela instituição de saúde, iria aliviar a carga de pagamento do paciente e permitir-lhe o pagamento em prestações ao longo do tempo.
Em 2020, os consumidores gastaram cerca de US $ 850 bilhões em compras online nos Estados Unidos, em comparação com US $ 610 bilhões em 2019 (de acordo com a análise do Coherent Market Insights). A tração nas compras online resultou em um adicional de US$ 174,87 bilhões em receita de comércio eletrônico em 2020. Conforme a pandemia Covid-19 perturbou o mundo, a mentalidade dos consumidores mudou para se concentrar mais nas compras online e com mais frequência. A Amazon também se beneficiou naturalmente dessa mudança para o digital com seu recente recorde de lucro trimestral e crescimento de 40% nas vendas. De acordo com a recente pesquisa Coherent Market Insights, cerca de 3% das transações de comércio eletrônico nos EUA. foram executados por meio de plataformas BNPL, com a maioria desses consumidores explicando que as plataformas os ajudaram a planejar seu orçamento e finanças durante a incerteza financeira e cortes de empregos.
Isso criou uma perspectiva positiva em relação à indústria de BNPL e continuará impulsionando o crescimento potencial em termos de número de usuários e valor total da indústria, mesmo depois que o mercado se recuperar dos efeitos da Covid-19.
As plataformas BPNL são, na verdade, produtos para clientes avessos ao orçamento que podem melhorar seu fluxo de caixa sem nenhum custo adicional. Quase todas as plataformas líderes no mercado, incluindo Klarna, LazyBuy, ClearPay, PayPal
Credit, Affirm, Afterpay e Quadpay são transparentes com o custo associado à taxa de atraso (em caso de inadimplência após um período predefinido). Embora jogadores como Bread, PayPal Credit e Affirm cobrem juros, taxas de juros / pagamentos limitados são mencionados de forma transparente para os usuários e geralmente são muito mais fáceis de gerenciar do que o sistema de pagamento de juros cumulativos adotado pelos fornecedores. A maioria dos jogadores, exceto alguns como Simpl (na Índia), reportam os dados dos inadimplentes à respectiva autoridade de regularidade do governo daquele país, o que dificulta a avaliação de crédito do usuário. Embora isso não pareça ser diferente dos emissores de cartão de crédito, os cartões de crédito funcionam para melhorar a pontuação de crédito com compras e transações, o que não ocorre com a maioria dos produtos BNPL. Os órgãos reguladores devem aceitar os dados do jogador BNPL para melhorar a saúde de crédito de seus usuários. Além disso, a integração de recursos como monitoramento de crédito, programas de recompensas, relatórios de gastos pessoais, ofertas exclusivas e notificações de novos produtos permitiria às instituições de crédito criar produtos que melhoram a saúde do crédito ao consumidor. A maioria das plataformas BNPL são fáceis de usar e tendem a tornar mais fácil para os consumidores gastar mais do que podem pagar, o que é um medo para os reguladores. A partir de agora, os reguladores estão rastreando os movimentos dos participantes do BPNL e presumindo que tais esquemas podem resultar em finanças sobrecarregadas e causar problemas financeiros em potencial. Até o momento, os regulamentos de conformidade são muito fracos; portanto, é essencial trazer a indústria de BNPL aos padrões e conformidades de instituições bancárias e financeiras, o que pode permitir que os órgãos reguladores acompanhem a saúde da indústria de crédito para consumidores e da indústria de crédito de regiões. Acredito que a transparência e a conscientização no uso e o claro reconhecimento (com melhor visibilidade) dos usuários deveriam ser obrigatórios, o que diminuiria o índice de compras por impulso dos usuários. A publicidade desses produtos deve incluir os termos e a possível estrutura de juros / cobranças atrasadas, mostrando exemplos de inadimplentes para aumentar o conhecimento dos produtos. Isso também é semelhante a anúncios de títulos, ações e produtos de tabaco. Os regulamentos também são essenciais sobre o uso de endossos de celebridades e a maneira como eles promovem negócios compre agora, pague depois. A aprovação
de um produto financeiro deve ser imposta por diretrizes rígidas de reguladores para evitar influências indevidas sobre o público ou usuários em potencial. Regulamentações para proteger os direitos do consumidor também são importantes e muito necessárias, mas atualmente estão faltando na indústria de BNPL. De acordo com a lei federal dos Estados Unidos, um cliente tem direitos de estorno em compras com cartão de crédito. Isso dá aos clientes o poder de obter um reembolso, em caso de produtos com defeito ou não conforme anunciado. No momento, poucos participantes do BNPL estão verificando o histórico de crédito do consumidor, nem compartilhando o histórico de crédito de seu banco de dados com os respectivos reguladores. Portanto, é de extrema importância que os dados de todo o loop circular sejam compartilhados com as autoridades financeiras dos respectivos países.
Lendit Fintech
Todd Anderson é o Diretor de Produto da LendIt Fintech, a maior empresa de mídia e eventos dedicada à inovação em banco digital e empréstimos. Quando se trata do futuro de compre agora, pague depois, Todd sente que o setor se tornará “uma ameaça aos cartões de crédito. Embora não vá eliminar totalmente o cartão de crédito, vai mudar a forma como a indústria de cartão de crédito opera e remodela a indústria de pequenas compras”. A pandemia da Covid-19 também teve um efeito global significativo no BNPL, “acelerando muito o espaço nos últimos 18 meses. Costumava ser um mercado em expansão, mas agora mudou realmente a maneira como os consumidores pensam sobre o crédito e os cartões de crédito. “ Os planos para BNPL têm muitos benefícios, por exemplo, acesso ao crédito, “especialmente para pequenas compras, permite que alguém obtenha os itens que julgar necessários, mesmo que não tenha o valor total em dinheiro para comprá- los no momento da compra”. Mas, como o setor está crescendo e evoluindo rapidamente, há certas coisas que podem ou devem ser implementadas, a saber, informar os empréstimos BNPL às agências de crédito para que os mutuários possam realmente criar crédito. Como uma opção de crédito que está se tornando rapidamente uma necessidade, no futuro, o BNPL deverá se tornar um componente para todos os provedores. Os consumidores devem ter cuidado para não abusar dos planos BNPL, mas ainda será uma ótima opção para distribuir os pagamentos ao longo de um período de tempo, em vez de precisar de uma quantia maior antecipadamente ou usar o crédito tradicional com juros de dois dígitos anexados. “Eu acho que é a próxima fase dos empréstimos, especialmente para a geração mais jovem que pode ter um sentimento negativo em relação às empresas de cartão
de crédito e bancos. Também ajuda aqueles que vivem de salário em salário; você não precisa ser aprovado para um e, enquanto você fizer pagamentos, muitos fornecedores não verificarão o crédito das contas pequenas. Isso pode realmente ajudá-lo a desenvolver um comportamento de crédito responsável”. Atualmente, existem riscos para fornecedores e consumidores com BNPL. “Quanto é muito quando se trata da quantidade de empréstimos de BNPL? Os consumidores podem continuar comprando dessa maneira, mas eventualmente haverá empréstimos demais para uma única pessoa se lembrar de pagar. Alguns guarda-corpos precisarão ser criados, provavelmente depois que alguns problemas surgirem”. Mas, como Todd aponta, uma boa proteção hoje é que a maioria dos provedores não empresta mais quando alguém perde um pagamento, o que ajuda a garantir que o consumidor não incorra em dívidas adicionais e protege o provedor de empréstimos de risco. “O Reino Unido adotou algumas regras sobre a capacidade de reembolso; você começará a ver mais pressão regulatória quando os mutuários enlouquecerem com muitos empréstimos, embora a maioria desses não sejam itens caros, então, felizmente, não vejo o mesmo problema de cartão de crédito estourado”. Mas, à medida que o espaço continua a evoluir e mais provedores oferecem opções de BNPL para itens de preços mais elevados, como viagens e saúde, isso pode mudar. É claro que as regulamentações são iminentes, embora haja algumas regiões um pouco mais à frente (como o Reino Unido), “as regulamentações, desde que não sejam muito agressivas, devem ajudar a definir limites saudáveis para o setor. Se os reguladores exagerarem, isso poderia realmente deprimir o que se tornou um dos segmentos mais atraentes e promissores das fintechs. Olhando para o futuro
5
Finsiders
Danylo Martins é um jornalista brasileiro com mais de uma década de experiência em finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com um MBA em mercado de capitais, ganhou quatro prêmios de jornalismo econômico e atualmente é fundador e editor da Finsiders, publicação líder voltada para o ecossistema fin- tech brasileiro.
Parte da beleza de comprar agora e pagar depois é que isso oferece uma oportunidade para uma verdadeira inovação. Como diz Danylo, “Tenho visto cada vez mais instituições financeiras (incluindo bancos, fintechs ou mesmo novos participantes de setores como varejo, telecomunicações e outros criando suas próprias armas financeiras) desenvolvendo novos produtos que vão muito além dos tradicionais do mercado (como cheque especial, cartões de crédito, empréstimos pessoais). Acho que há uma combinação de fatores para o surgimento de novos produtos. Acho que há uma combinação de fatores para o surgimento de novos produtos:
o avanço de novas tecnologias de avaliação de risco de crédito e modelagem; e os movimentos regulatórios, que vão ganhar ainda mais força este ano com o Open Banking, derivando para Open Finance. Em resumo, com mais tecnologia e mais acesso a dados, as instituições têm um ativo valioso para construir novos produtos de crédito para o consumidor, seja a pessoa física, seja a pequena e média empresa. E aqui, o dado puramente não é o que importa, mas sim o que se faz com esse dado. Como se interpreta um dado? Quais os insights a partir dessas informações? O que dá para construir com base nesses dados?”. As oportunidades de inovação são infinitas. Os produtos e fornecedores da BNPL são bastante recentes na América Latina, principalmente no Brasil. “Existem algumas fintechs explorando essa tendência, mas como todo novo mercado, há uma curva de aprendizado, e aos poucos os consumidores e mesmo as instituições vão aprendendo o que funciona e o que não funciona”. Danylo acredita que o conceito tem potencial de crescimento na América Latina, referindo-se à maneira como as necessidades do consumidor e o cenário financeiro da região estão evoluindo rapidamente. “O consumidor mudou, e o uso intensivo de dados ajuda a construir novas soluções de crédito. Ainda vejo potencial de expansão na América Latina, especialmente no Brasil, mas também em México e Colômbia, dado o alto número de pessoas desbancarizadas e, pior, sem acesso algum a serviços financeiros”. “De acordo com dados da empresa de consultoria CB Insights, a indústria global de BNPL tende a crescer de 10 a 15 vezes seu volume atual, atingindo algo como US$ 1 trilhão em volume ao ano de mercadorias até 2025. Não sou profundo conhecer, mas algumas pesquisas que fiz indicam que esse mercado tem um potencial gigantesco em mercados desenvolvidos, já que não era um método de pagamento até um tempo atrás, ao contrário do Brasil, onde já vivemos com compras parceladas há bastante tempo”. O rápido crescimento de empresas BNPL como a AfterPay nos Estados Unidos ou a Klarna na Suécia é compreensível, visto que atendem a uma necessidade muito específica que antes era inatingível. Então, o que torna países como o Brasil tão diferentes? Mais uma vez, apesar que no Brasil temos consumidores que frequentemente pagam parcelado, o BNPL ainda é uma indústria muito jovem e há espaço para uma incrível inovação e crescimento na América Latina, para todos os tipos de mercados.
O impacto da Covid-19 mexeu com todo o setor financeiro, e “o mercado de crédito não foi diferente. Grandes bancos e fintechs precisaram ajustar seus modelos de avaliação de risco, dada a incerteza sobre o progresso da pandemia. Esses cenários de incerteza e falta de perspectivas quanto ao futuro certamente impactam os produtos de crédito. No Brasil, estamos acostumados a lidar com volatilidade e contextos pouco previsíveis, mas acho que adicionou-se outro ingrediente: riscos de saúde pública e sociais”. Um impacto relevante foi a aceleração do e-commerce, que já era uma tendência antes da pandemia. Com o distanciamento social, as pessoas acabaram recorrendo mais a delivery e compras nos sites de comércio eletrônico, e isso exigiu novas formas de pagamento.
El Financiero Mexico
Baseada no México, Jeanette Leyva é jornalista com mais de 15 anos de experiência em questões financeiras, econômicas, tecnológicas e de segurança cibernética. Atualmente trabalhando com El Financiero no México, um jornal focado na economia, mercados e negócios, Jeanette já havia recebido o Prêmio Nacional de Jornalismo José Pagés Llergo.
Além de ser um mercado em crescimento, os produtos de compre agora e pague depois oferecem aos consumidores acesso sem precedentes a compras que eles talvez não pudessem fazer antes. Mas como as instituições financeiras podem ajudar a garantir que seus produtos apoiem o crescimento saudável dos negócios e a saúde do crédito ao consumidor a longo prazo? Jeanette diz que “a saúde do crédito dos clientes de serviços financeiros deve ser cuidada desde o primeiro momento em que um produto financeiro é concedido. Os consumidores precisam de produtos financeiros que não sejam apenas simples de explicar e entender, mas as instituições devem promover de todas as trincheiras a ter consumidores financeiramente informados e educados.
pois permite que eles entendam não apenas o produto, mas também sua situação financeira, quanto pedir emprestado e quais fornecedores / organizações
financeiras e produtos são mais adequados para eles”. Isso se aplica não apenas aos provedores de BNPL, mas também aos credores em geral, especialmente quando se trata de indivíduos que podem não ter tido muitas oportunidades de educação financeira antes (ou seja, consumidores mais jovens, sub-bancarizados ou não bancarizados). Jeanette vê o BNPL como parte de um processo econômico mais amplo de “evolução e revolução, já que não apenas há mais e mais opções no mercado”, mas também há muito mais do que pontuações de crédito tradicionais em jogo aqui. Novos tipos de dados alternativos são usados “para avaliar quem é creditado, desde inteligência artificial até mídia social, permitindo que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de financiamento”. Esta evolução na concessão de crédito e nas formas como as decisões de crédito são tomadas faz com que, no futuro, outros tipos de instituições financeiras também possam adotar esses processos, possibilitando um mundo totalmente novo de aprovações de empréstimos e produtos de crédito. E embora tenha havido um impacto econômico significativo da pandemia Covid-19 e, como resultado, um aumento maciço no uso de produtos BNPL, Jeanette não acredita que o aumento no uso seja temporário. “No futuro, todos os elementos que tornam os produtos BNPL tão atraentes permanecem válidos. Com os rápidos avanços em tecnologia e modelos de risco e o tipo de dados usados para tomar decisões de crédito, os provedores de BNPL têm a oportunidade de ter um impacto positivo real nas formas como o crédito é concedido”. As possibilidades futuras são infinitas, “incluindo produtos mais personalizados com taxas de juros diferenciadas de acordo com o perfil do consumidor” e ofertas de mercado expandidas dentro do espaço BNPL. Como Jeanette diz: “Compre agora, pague depois chegou para ficar. A oportunidade está aí para a indústria evoluir e se adaptar rapidamente para beneficiar fornecedores e consumidores”. Como jornalista, Jeanette acrescenta: “É uma história para seguir”. E não poderíamos estar mais de acordo.
É claro que a indústria de BNPL está se movendo rapidamente - há novos fornecedores lançando novos produtos que parecem diariamente. Mais e mais consumidores estão optando por participar de planos BNPL. As discussões sobre regulamentação são frequentes e evoluem rapidamente. Embora o futuro das regulamentações BNPL e o que exatamente a indústria entende podem ser difíceis de definir (podemos dizer que é um alvo móvel?). Uma coisa é muito clara. Certamente, as oportunidades oferecidas pela indústria são infinitas para provedores de pagamento, comerciantes e consumidores. Então, o que vem a seguir? Se você planeja competir no espaço BNPL, existem certas coisas que você pode e deve fazer para preparar sua solução para o futuro: •
•
•
•
Para saber mais sobre como escolher a solução certa para prepará-lo para o futuro da BNPL e descobrir como o ecossistema de tomada de decisão de risco da Provenir pode ajudar, faça o download do nosso mais recente e-book: De volta para o futuro: 8 características da tecnologia BNPL, rápida e pronta para o futuro.
Obtenha o e-book
Endnotes 1 https://www.library.hbs.edu/hc/credit/credit1a.html
Page 1 Page 2 Page 3 Page 4 Page 5 Page 6 Page 7 Page 8 Page 9 Page 10 Page 11 Page 12 Page 13 Page 14 Page 15 Page 16 Page 17 Page 18 Page 19 Page 20 Page 21Made with FlippingBook Digital Publishing Software