2. Ofereça análise de risco em tempo real
Desde que os primeiros empréstimos para comprar grãos foram concedidos em 2000 a.C., os financiadores entenderam que saber o máximo possível sobre o negócio do proponente é a melhor maneira de entender o risco e prever a probabilidade de inadimplência. Avance alguns milhares de anos e a quantidade de dados disponíveis cresceu em grandes proporções, mas só a disponibilidade dos dados não garante que sejam facilmente acessíveis ou utilizáveis. Mantendo a analogia do carro, estes processos de empréstimo antiquados têm sérios problemas quando se trata de integração de dados e análise de risco em tempo real. Pense nas decisões manuais como a sua limusine dos anos 80. Mas você precisa obter informações? Acesso e orquestração de dados significa fazer paradas regulares em fontes de dados para obter manualmente as informações de que você precisa e, muitas vezes, pedir a seus passageiros que façam parte do trabalho para você. Para eles, é como chamar um Uber e ter de assumir o volante por boa parte do percurso. Se isso acontecesse em qualquer outro setor, uma avaliação de uma estrela já seria considerada generosa.
O problema é que quando você está dirigindo um veículo dos anos 80, “conectividade” é um celular no carro que perde o sinal com a menor interferência. A coleta de dados não é uma tarefa simples ou rápida e manter os proponentes atualizados requer uma comunicação extensa. Quando sua equipe entra no túnel de processamento de decisões para avaliar o empréstimo, você também pode ser sugado para um buraco negro, deixando os proponentes perguntando:
“Oi, você ainda está ai?”
Para tomar decisões em tempo real que ofereçam suporte a experiências de crédito de padrão internacional para PMEs, você precisa de uma solução atual que obtenha os dados certos, quando necessários e de forma rápida e simples. Isso significa não depender mais de scores de crédito pessoal para tomar decisões sobre empréstimos comerciais, mas, em vez disso, procurar dados financeiros de empresas, como documentos contábeis e declarações fiscais, para ter uma compreensão mais profunda da saúde dos negócios e decidir sobre o crédito com base em uma previsão do sucesso futuro da empresa. Quando se tem esse volume de dados e a tecnologia para acessar, orquestrar e processar os dados, você pode implementar ferramentas de decisão de risco que podem levar do pedido à decisão em menos de um segundo. Abordaremos isso mais na seção “a escolha da tecnologia certa” a seguir.
Made with FlippingBook Digital Publishing Software