Apêndice: Entre a cruz e a espada
Stephanie Schechter © 2017 Todos os Direitos Reservados
stephschechter@aol.com
Reimpresso em Stephanie Schechter (2024) Ethics Education in Psychoanalytic Institutes [Educação ética em institutos psicanalíticos], Psychoanalytic Inquiry, (Edu 44:2, 178-193.)
A Dra. Jablonski leciona uma seção clínica de uma aula de fellowship na Sociedade e Instituto de Psicanálise de Boston, EUA. Ela sabe que alguns de seus alunos têm experiência limitada e não se surpreende quando ninguém se dispõe a ser o primeiro a apresentar material clínico. Ela decide apresentar seu próprio trabalho na primeira aula. Ela escolhe apresentar seu trabalho com a Sr.ta Duarte, uma paciente que ela considera fascinante. A Sr.ta Duarte é uma mulher solteira de 30 anos, advogada extremamente inteligente, bem-sucedida e atraente; ela tem tudo encaminhado para se tornar sócia de um renomado escritório de advocacia de Boston. A Sr.ta Duarte foi criada em uma rica e muito religiosa família venezuelana; seus pais insistiram para que ela e suas irmãs fossem à igreja e se confessassem várias vezes por semana. Seu pai era juiz da Suprema Corte da Venezuela e teve diversos casos extraconjugais ao longo do casamento.
A Sr.ta Duarte veio aos EUA para estudar no Barnard College em Nova York. Ela entrou em um curso pré-advocacia e teve bons resultados acadêmicos. Sem experiência sexual prévia, começou a ter relações com diversos parceiros.
Em seu segundo ano de faculdade, soube de várias mulheres no Bernard College que trabalhavam em um serviço de prostituição online e se surpreendeu ao se sentir intensamente curiosa. Ela acabou por se inscrever no serviço e teve vários “encontros” com homens em troca de pagamento em dinheiro. Ela achava essas experiências excitantes e aterrorizantes. Após vários meses, passou a se preocupar com o impacto negativo que este comportamento poderia ter em sua vida e em sua carreira e decidiu parar. Depois da faculdade e da especialização em direito, a Sr.ta Duarte se mudou para Boston e aceitou o cargo de advogada associada em um escritório de prestígio. Profissionalmente, ela tinha excelente performance e se tornou uma estrela ascendente na firma. No entanto, após uma reunião em que teve a impressão de reconhecer um outro advogado como um de seus antigos “dates”, ela teve sua primeira crise de pânico. Ela desenvolveu um medo intenso desse episódio de sua vida ser revelado, e as crises de pânico tornaram- se severas e frequentes. Finalmente, ela decidiu tentar psicoterapia. A Dra. Jablonski acha a Sr.ta Duarte e sua história intrigantes e considera que seus alunos podem aprender muito sobre conflito inconsciente, internalizado e intrapsíquico – algo muito relacionado ao que eles estão aprendendo no currículo da fellowship. Ela também tem consciência de muitas de suas reações de contratransferência em relação à Sr.ta Duarte e gostaria de ensinar abertura a tais dinâmicas discutindo alguns dos sentimentos que percebeu durante o tratamento. Para disfarçar a identidade da Sr.ta Duarte, a Dra. Jablonski lhe dá um pseudônimo e diz que ela é uma imigrante, mas não especifica de onde. Ela não menciona o Bernard College e diz que a paciente estudou em uma universidade de prestígio. Omite o fato de o pai estar na suprema corte, mas diz que ele era um juiz poderoso, já que entende que isto é relevante para o conflito intrapsíquico da paciente. Ela também entende que a escolha de carreira da paciente é clinicamente relevante e diz que ela é uma advogada, mas nada além sobre seu trabalho.
5
Made with FlippingBook Digital Proposal Creator