PIPAS_Amostra_Digital

Olá, sejam bem-vindos à Educa . Oferecer aos alunos o que existe de melhor para seu desenvolvimento é o desejo de toda a comunidade escolar. Em um mundo de mudanças aceleradas e progressivamente mais complexo, fica cada vez mais evidente a necessidade de cultivar as competências emocionais para que eles consigam conquistar seu lugar na sociedade. A Educa por Rossandro Klinjey é um programa fundamentado na combinação entre estudos e práticas nacionais e internacionais sobre as competências socioemocionais como CASEL, BNCC, Psicologia Positiva e Educação Parental. Com a leitura e interpretação do psicólogo e especialista em educação Rossandro Klinjey, e todas as mais recentes e inovadoras descobertas das ciências do comportamento, nossa proposta pedagógica tem como objetivo conduzir o ser humano aos mais elevados níveis de evolução emocional. Vamos juntos inspirar mentes conectadas! Professor Rossandro Klinjey Psicólogo e Especialista em Comportamento Humano e cofundador da Educa.

AMOSTRA DIGITAL

Educação Infantil

CONHEÇA O PROGRAMA PIPAS

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL

PIPAS é um programa de formação integral, que vai ajudar as crianças a se conhecerem e a lidar melhor com suas emoções. É uma coleção que traz as expe- riências digitais e as vivências sensoriais em sinto- nia, promovendo curiosidade, criatividade, interação e exploração do mundo.

LIVRO MÁGICO Material com espessura maior para a criança destacar, recortar e utilizar na realização das atividades. CADERNO DO ALUNO Material para registrar as vivências e experiências das crianças. LIVRO DE HISTÓRIA Livro de história com os personagens.

Acreditamos que o livro deva ser um instrumento aberto, em que o educador possa atuar, construir e acrescentar de acordo com as perspectivas da turma e de cada criança. Elas serão o centro do aprendizado e incentivadas a tomar decisões e interagir no ambiente escolar. Elas devem ser vistas pelos educadores como um ser único, em constante desenvolvimento, e devem ser compreendidas nos aspectos físicos, emocionais, sociais, culturais, afetivos e cognitivos.

NOSSOS PILARES

PLANNER Material de registro para o professor planejar e escrever suas observações sobre as crianças. CADERNO DO EDUCADOR Material com orientações ao professor para conduzir os projetos.

1 o PILAR FELICIDADE

2 o PILAR COMUNICAÇÃO

3 o PILAR VIRTUDES

Queremos que nossas crian- ças sejam felizes. E como elas podem ser? Se conhe- cendo, conquistando autono- mia, aprendendo a ter respon- sabilidade e aprendendo a ser resilientes com os problemas que a vida lhes apresenta.

Queremos que nossas crian- ças se comuniquem e intera- jam com o meio no qual estão inseridas. Por meio desse pilar, as crianças desenvolve- rão a empatia para poder se colocar no lugar do outro e en- tender as ações, vão aprender a partilhar e compartilhar, sa- ber tomar decisões e aprender a resolver seus problemas.

Queremos que nossas crianças tenham virtudes. Selecionamos algumas, descritas por Martin Seligman, que consideramos importantes serem traba- lhadas com essa faixa etária. São elas: o amor no seu sen- tido mais amplo, amar as coi- sas, as pessoas, os animais, a natureza. Ser generoso no seu modo de se relacionar. Entender e transformar em hábito a grati- dão e perceber os benefícios do perdão.

Temas:

OBJETOS PARA A SALA Materiais para utilização coletiva, como cartazes e jogos. FAÇA VOCÊ MESMO Vídeos orientando a produção de materiais para utilizar na aplicação do projeto.

• Emoções • Autoconhecimento • Autonomia • Responsabilidade • Resiliência

Temas:

• Emoções • Empatia • Tomada de decisão • Resolução de problemas • Partilha

Temas:

Assista ao Faça você mesmo da bolsa

• Emoções • Amor • Generosidade • Perdão • Gratidão

2

3

CONHEÇA OS LIVROS

CADERNO DO ALUNO

Um caderno feito especial- mente para você deixar sua marca. Você pode guardá-lo e, sempre que quiser, olhar as atividades feitas nele para se lembrar de todas as vivências e experiências que realizou durante os projetos.

LIVRO DE HISTÓRIA Vamos conhecer mais os personagens? Você já fez um passeio de ônibus? Que tal saber tudo o que aconteceu sobre o passeio da escola com a turminha? Você vai adorar! PAPER TOY Os paper toys presentes no material entram como um recurso que vai acompa- nhar as crianças durante os projetos. Eles terão várias utilidades, serão usa- dos: como bastão de fala, para auxiliar no processo de compreensão das crianças na dinâmica de falar e escutar; nos jogos simbólicos; para ampliação de vocabulário; nas brincadeiras espontâneas; em formato de fantoche nas dramatizações das histó- rias; e tantas outras possibilidades que as crianças e professores imaginarem.

LIVRO MÁGICO Este livro é mágico porque você vai: transformar suas páginas em brinquedos e em obras de arte, vai criar personagens, jogos e tantas outras coisas.

Quando há essa página toda ilustrada, indica o início de um novo projeto. Cada projeto tem quatro aulas.

No começo da página há o comando da ati- vidade que você deve realizar.

4

5

CONHEÇA OS LIVROS

ATIVIDADES DO LIVRO DE HISTÓRIA: O DIA DO TÃO ESPERADO PASSEIO. Providencie elementos da natureza como folhas secas, sementes, pedrinhas e gravetos. Desenvolvimento da atividade: Após a contação da história “O dia do tão esperado passeio”, a turma pode deslocar-se para algum espaço da escola que tenha elementos da natureza (caso haja), ou você pode levar os elementos listados acima para a sala de aula. Caso a turma se desloque para área externa, devem buscar folhas secas e gravetos para a criação do seu boneco natural, conforme narrado na história. Ou realizar a criação desse material na própria sala. Importante é você deixar as crianças improvisarem, testarei possibilidades para a criação do seu boneco de graveto. Em seguida, cada criança deve ser orientada a deitar de barriga para cima, com o boneco construído na própria barriga. Oriente a turma a inspirar, como se estivesse cheirando uma flor, e expirar, como se soprasse uma vela. Sentindo a barriga crescer e esvaziar, enquanto o boneco sobe e desce.

LIVRO DE HISTÓRIA Através do contato com a natureza é possível oferecer às crianças valiosos ensi- namentos sobre presença, respeito aos ciclos e valor da vida. A história “O dia do tão esperado passeio” tem como objetivo sensibilizar as crianças em relação ao contato com os elementos da natureza, aproveitamento de materiais naturais, preservação e importância de se manter no momento presente. A atividade a seguir busca concretizar a experiência literária.

Faça essa pergunta as crianças: Quanta calma podemos sen- tir quando brincamos com a natureza, não é mesmo?

6

7

CONHEÇA A TURMINHA PIPAS

NOSSA TURMINHA

A turminha Pipas foi criada para acompanhar as crianças, e o papel dos personagens é criar situações prazerosas para envolver as crianças nas suas histórias. Os personagens são diferentes e cada um tem uma história que é para mostrar que ser diferente é normal. Não há o mais bonito nem o mais feio, apenas são diferentes. Por meio das histórias dos personagens, as crianças têm a oportunidade de se colocarem no lugar do outro buscando se identificar, além de ficarem curiosas querendo saber mais da vida de cada um deles. O mundo infantil tem muita fantasia e é por meio dela que há o encanto dos personagens com a intenção de entrar nesse maravilhoso universo. O propósito de ter a presença dos

TEM GENTE DE VÁRIAS CORES DE VÁRIOS TAMANHOS, E GOSTOS, E AMORES TÃO DIFERENTES E TÃO IGUAIS A VOCÊ

EM COMUM TEM NA GENTE A VONTADE DE APRENDER DE BRINCAR, DESCOBRIR DESBRAVAR, E SORRIR TEM A LINA, INTELIGENTE E CURIOSA

TEM O CHICO TERRA, QUE ADORA A NATUREZA TEM O PEDRO, BRINCALHÃO E AVENTUREIRO TEM A YUMI, TÃO AMIGA E COMPANHEIRA TEM A CLARA, A MAIS SENSÍVEL DA TURMINHA

personagens é estabelecer esse vínculo entre as crianças e eles, e também entre a fantasia e a realidade.

Ouça a música da turminha

É A TURMINHA

MARCELO SERRALVA E MARISSA DE BRITTO

Aponte a câmera do seu celular e ouça as músicas.

CONHEÇA A NOSSA TURMINHA

LINA MOTA

YUMI YAMADA

PEDRO PAIXÃO

UMA MENINA TÃO CRIATIVA QUE GOSTA DE INVENTAR ESSA MENINA SEU NOME É LINA EU VOU TE APRESENTAR COM SEU LÁPIS AMARELO

UMA MENINA TÃO CRIATIVA QUE GOSTA DE INVENTAR ESSA MENINA SEU NOME É LINA EU VOU TE APRESENTAR EM SEU QUARTO HÁ UMA PORTA QUE É SECRETA E TE TRANSPORTA PARA O LUGAR ONDE MAIS GOSTA DE ESTAR SUA OFICINA, PRA PESQUISAR

BRINCADEIRA É COMIGO APAIXONADO POR AVENTURA SOU O PIADISTA DOS AMIGOS AMO JOGAR BOLA, BRINCAR NA RUA PAIXÃO EU TRAGO NO NOME ENTÃO VEM COMIGO DANÇAR DE MONTÃO SEMPRE EM MOVIMENTO VOU PARA CIMA E PARA BAIXO APROVEITANDO OS MOMENTOS PARA UM LADO E PARA O OUTRO LADO COM ÁTILA, MEU “CÃOPANHEIRO” DOU UM PULO BEM LIGEIRO E COM MINHA MOCHILA VERDE DOU UMA PARADINHA E SIGO EM FRENTE

SOU INTELIGENTE E ESPIRITUOSA SEMPRE JUSTA, SOU LÍDER DA TURMINHA TAMBÉM MUITO SOCIÁVEL E BONDOSA TENHO UMA GATINHA QUE SE CHAMA MIA ELA É TRAVESSA E MUITO TRAVESSA ESTÁ SEMPRE COMIGO EM TODA BRINCADEIRA A MINHA BOLSA MÁGICA É PODEROSA JUNTAS ELAS SÃO AS MINHAS COMPANHEIRAS GOSTO DE GENTE, GOSTO DE AMIGOS SE MEXEU COM ELES, MEXEU COMIGO ADORO UMA TORCIDA, É ONDE EU ARRASO GRITO, CANTO, EXTRAVASO.

CRIA OS PLANOS MAIS SINGELOS POIS TUDO ADORA E ENTENDE SEMPRE PERGUNTA POR QUE... LINA

CATIVANTE E SONHADOR CHICO TERRA TEM MUITO AMOR CHICO TERRA

MARIA CLARA FLOR

A MAIS SENSÍVEL DA TURMINHA INTELIGENTE, ESTILOSA DESCOLADA DE ÓCULOS, BENGALA E COM SEU CÃO-GUIA, BEN FAZ TUDO MUITO BEM É MARIA CLARA

PELA VIDA, PELAS PLANTAS DE SUA CASA PELAS ÁRVORES DO BAIRRO ONDE MORA

PELO PARQUE QUE ADORA ONDE PODE SE CONECTAR

COM A NATUREZA (2X) CHICO ACHOU UM NINHO DENTRO DELE HAVIA UM PEQUENO PASSARINHO AMARELO, COM TOPETE DIFERENTE TÃO PEQUENO, MAS TAMBÉM TÃO INTELIGENTE ENTÃO VIRARAM INSEPARÁVEIS PRA FAZER AS INCONTÁVEIS AVENTURAS NA CIDADE PARA PRESERVAR A NATUREZA (4X)

MARIA CLARA FLOR CLARA, CLARINHA QUE MENINA, QUE AMOR NADA LHE ESCAPA DOS SENTIDOS AGUÇADOS TODOS OS SONS DO MUNDO, SEUS PERFUMES TAMBÉM AMA TOCAR SEUS INSTRUMENTOS RECICLADOS ARRASA NA CANTORIA, NÃO TEM PRA NINGUÉM.

MARCELO SERRALVA E MARISSA DE BRITTO

MARCELO SERRALVA E MARISSA DE BRITTO

CADERNO DO ALUNO

NÍVEL 3

NOME DO(A) ALUNO(A):

TURMA:

ESTE SOU EU EM ALGUMAS COISAS IGUALZINHO A VOCÊ EM OUTRAS COISAS DIFERENTE DE VOCÊ PROJETO 1 ESTE SOU EU

Nível 3 • Caderno do Aluno

Nível 3 • Livro Mágico

PROJETO 1 - ESTE SOU EU • AULA 2

COLE O SEU AUTORRETRATO DO LIVRO MÁGICO E ESCREVA SEU NOME ABAIXO.

AULA 2 PROJETO 1 - ESTE SOU EU •

TODO MUNDO TEM UM NOME E O SEU, COMO  É QUE É? MARIA, JOÃO, JOSÉ? NÃO? ENTÃO COMO É QUE É?

16

17

Nível 3 Caderno do Educador

AULA 2 PROJETO 1 - ESTE SOU EU •

DESENVOLVIMENTO DA AULA Inicie a aula falando com as crianças sobre qual é a expressão que fazemos quando ficamos felizes. Dê um grande sorriso e peça a elas que também o façam. Pergunte a elas se conseguem gargalhar. Então, dê uma gargalhada para que elas imitem você. Aproveite para colocar as crian- ças em frente a um espelho (podem ser pequenos, de uso individual) e peça que se olhem com bastante atenção. Comente sobre as partes do rosto. Solicite que observem como elas têm dife- renças. Oriente-as a passar as mãos pelo rosto sentindo a textura e a forma. Depois, devem pas- sar as mãos pelos cabelos, sentindo a textura dos fios, o cheiro, a forma. Por último, as crianças se olham no espelho e, depois, olham para os colegas.

OBJETIVO DA BNCC

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

OBJETIVOS DA AULA

Reconhecer o próprio rosto e as diferenças em relação ao rosto dos colegas. Desenvolver a atividade realizando escolhas com autonomia.

Peça a elas que façam as expressões que você disser. Aproveite para trabalhar todas as emoções do emocionôme- tro. São elas: alegria, tristeza, calma, nojo, raiva, amor e medo. Assim que finalizar essa exploração, leve as crianças para as mesinhas. Coloque para cada uma delas um círculo de pape- lão. Deixe disponíveis no centro fios de lã, canetinhas, gizes de cera, botões e recortes de papel colorido. Deixe-as decidir o que usar.

RECURSOS NECESSÁRIOS • um espelho; • fios de lã (em diversas cores); • canetinhas; • gizes de cera (em diversas cores); • recortes de papel colorido; • cola branca; • emocionômetro. Você pode solicitar a ajuda dos fami- liares para providenciá-los.

18

19

20

21

CADERNO DO ALUNO

NÍVEL 4

NOME DO(A) ALUNO(A):

TURMA:

QUANDO VOCÊ ME PERGUNTA A QUE HORAS VOU BRINCAR TE RESPONDO RAPIDINHO AGORA, VAMOS LOGO AGITAR PROJETO 2 BRINCAR NUNCA É DEMAIS

Nível 4 • Caderno do Aluno

Nível 4 • Livro Mágico

AULA 2 PROJETO 2 - BRINCAR NUNCA É DEMAIS •

PINTE A ILUSTRAÇÃO E JUNTO COM SEUS AMIGOS FAÇAM UMA HISTÓRIA COLETIVA COM ELAS E DEPOIS SEU(SUA) PROFESSOR(A) VAI COLAR UMA CÓPIA DA HISTÓRIA. PROJETO 2 - BRINCAR NUNCA É DEMAIS • AULA 2

UNI, DUNI, TÊ, SALAMÊ, MINGUÊ,

UM SORVETE COLORÊ, O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!

26

27

Nível 4 Caderno do Educador

AULA 2 PROJETO 2 - BRINCAR NUNCA É DEMAIS •

DESENVOLVIMENTO DA AULA Sente as crianças em roda para mostrar a gravura da Yumi Yamada e contar um pouco sobre ela: uma menina sociável, bondosa, espiritu- osa e inteligente, que tem muitos amigos e adora estar com eles. Yumi é justa e gosta da companhia das pessoas. Ela também apoia algumas causas, em especial a que é a favor da igualdade e do respeito. Anima e canta os hinos das torcidas, é uma líder nata, porém não gosta de praticar esportes. Yumi tem duas grandes companheiras: uma bolsa mágica, de onde retira diversos objetos que a ajudam a resolver pro- blemas; e a gatinha Mia, cheia de personalidade, graciosa e travessa, que participa de suas aventuras. Apesar de Yumi ser briguenta e dis- cordar dos outros, ela busca soluções por meio do diálogo, e não da força, e evita explosões emocionais. O que será que Yumi tem na bolsa hoje? Alguns brinquedos, são eles: peteca, bola, carrinho, trem, urso, boneca e ioiô. Ajude as crianças a destacar, do livro mágico, as peças do jogo da memória. Entregue um envelope a cada criança para ela colocar as peças do jogo. Depois, com a turma organizada em duplas, as crianças devem pegar um jogo da memória para brincar. Antes de começarem, explique as regras do jogo, que são: olhar as peças do jogo muito atentamente, virar todas as cartas com os desenhos para baixo e, só então, arrumar as cartas no centro (pode ser em linha certinha ou de maneira aleatória). As crianças devem decidir como iniciar a partida, ensine-as nesse momento algumas formas para saber quem começa: pode ser o jogo do par ou ímpar; ou, então, cantando uma quadrinha, por exemplo, UNI, DUNI, TÊ .

OBJETIVO DA BNCC

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

OBJETIVOS DA AULA

Desenvolver a empatia emocional por meio de brincadeiras, respeitando as diferenças.

RECURSOS NECESSÁRIOS • jogo da memória, do livro mágico; • envelope; • cola.

UNI, DUNI, TÊ, SALAMÊ, MINGUÊ,

UM SORVETE COLORÊ, O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!

28

92

30

31

CADERNO DO ALUNO

NÍVEL 5

NOME DO(A) ALUNO(A):

TURMA:

PROJETO 3 EU ME MOVIMENTO

CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ JOELHO E PÉ CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ JOELHO E PÉ

Nível 5 • Caderno do Aluno

Nível 5 • Livro Mágico

PROJETO 3 - EU ME MOVIMENTO • AULA 2

O QUE TEM NOS COPOS? O QUE VOCÊ GOSTA DE BEBER? PREENCHA O COPO DO LIVRO MÁGICO COM PAPEL PICADO E DEPOIS COLE AQUI.

AULA 2 PROJETO 3 - EU ME MOVIMENTO •

36

37

Nível 5 Caderno do Educador

Aula 2 AULA 2 PROJETO 3 - EU ME MOVIMENTO •

DESENVOLVIMENTO DA AULA As crianças dessa faixa etária estão cada vez mais atentas ao próprio corpo e mais capazes de se moverem com destreza. Criar a dança dos copos será um momento de muito aprendizado em movimento. Elas vão desenvolver a coordenação motora e lateralidade.

OBJETIVO DA BNCC

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

OBJETIVOS DA AULA

PASSO A PASSO DA ATIVIDADE Observação: Você pode trabalhar com a música do Pica-Pau, por ser a letra mais curta e simples.

Participar das atividades com entusiasmo. Perceber o ritmo presente em músicas. Auxiliar os colegas quando é necessário.

1 2

Sente as crianças em roda. Coloque o copo no chão, com a abertura (a “boca” do copo) virada para baixo. Deixe um pouco de espaço para as próprias mãos em ambos os lados. Bata palma uma vez. Bata as palmas das mãos diretamente acima do copo, uma vez. Bata no fundo do copo uma vez, com a mão direita. Você deve usar principalmente as pontas dos dedos para tocar no copo. Com a mesma mão direita, a criança deve passar o copo para a que estiver no seu lado direito. Com o copo recebido, a criança deve virá-lo de boca para cima e novamente de boca para baixo. Volte ao passo 1.

RECURSOS NECESSÁRIOS • um copo de plástico (daqueles mais rígido); • tinta.

3

4

ANTES DA AULA Assista ao vídeo para aprender os movimentos da música e poder ensinar para as crianças. Nesta aula, as crianças vão trabalhar com emoções bem antagônicas, a alegria de conseguir entrar no ritmo e fazer o som de acordo com a música, bem como a frustração de se atrapalha- rem e não conseguir. As crianças vão precisar ter determinação e paciência. Quando uma criança conseguir, você pode incentivá-la a ajudar os colegas. Se todas elas conseguirem muito rápido, você pode dificultar criando outros movimentos sempre fazendo som com a boca e com o fundo do copo para dar diferença no som.

5

6

7

Assista ao Faça Você Mesmo do Boneco Assista ao vídeo dos movi- mentos

ATIVIDADE NO CADERNO DO ALUNO Peça às crianças que falem sobre a utilidade dos copos. Disponibilize papel colo- rido para elas cortarem em pedaços pequenos e completarem o copo que está no livro mágico colando com a cor que elas querem que tenha dentro do copo.

38

39

40

41

INSPIRANDO MENTES CONECTADAS. PROFESSOR ROSSANDRO KLINJEY Psicólogo, especialista em Educação e Desenvolvimento Humano. Idealizador e embaixador.

As competências socioemocionais são habilidades valiosas na vida do ser humano, com influência em todas as esferas de sua existência. Por mais competente que alguém seja profissionalmente, sabemos que isso não será suficiente para assegurar-lhe em seu emprego, assim como para a construção de relações saudáveis consigo e com o outro. Quantas coisas tivemos de aprender na vida, na fase adulta, sem nenhum treinamento prévio? Quão valiosa nos seria a possibilidade de experimentarmos em doses homeopáticas, regadas de afeto, em um ambiente seguro e acolhedor, lições sobre coragem, resiliên- cia, tomadas de decisão, autorregulação emocional e empatia? E mais! Imaginemos a potência transformadora de uma geração que experimenta tais habilidades no período mais fértil de sua vida. A neurociência hoje comprova o que autores de Psicologia e Educação apontaram há décadas: os seis primeiros anos de vida são a base do “edifício” chamado ser humano. Sendo assim, queremos investir nessa base e fornecer-lhes uma fundação que assegure voos ainda mais altos que os nossos. Queremos que todos da comunidade escolar – pais, professores e funcionários da escola – estejam juntos nessa missão. Acreditamos que o programa PIPAS deve ser considerado um instrumento aberto, que possibilita ao educador atuar, construir e acrescentar de acordo com as perspectivas da turma e de cada criança. Os temas abordados no material estão relacionados direta- mente à faixa etária das crianças, e podem ser adaptados a cada contexto educacional. As crianças vão tanto aprender sobre conteúdos socioemocionais quanto experimentar atividades que lhes possibilitarão construir referências emocionalmente saudáveis para suas histórias de vida.

Para isso, Rossandro Klinjey – psicólogo e espe- cialista em Desenvolvimento Humano – assina a Coleção Pipas, entendendo que há muito a ser feito para fortalecer as crianças da Educação Infantil. Venha voar com a gente!

Page 1 Page 2-3 Page 4-5 Page 6-7 Page 8-9 Page 10-11 Page 12-13 Page 14-15 Page 16-17 Page 18-19 Page 20-21 Page 22-23 Page 24-25 Page 26-27 Page 28-29 Page 30-31 Page 32-33 Page 34-35 Page 36-37 Page 38-39 Page 40-41 Page 42

Made with FlippingBook Annual report maker