Venda Proibida
Venda Proibida
EMPATIA A empatia é a habilidade de entender as necessidades, os sentimentos e os problemas dos demais, colocando-se em seu lugar e, dessa maneira, respondendo corretamente às suas reações emocionais. A competência emocional da empatia se alcança quando combinamos a escuta ativa, a compreensão e a assertividade. Quem é empático, desenvolve a capacidade intelectual de vivenciar a maneira como outra pessoa se sente, o que facilita a compreensão do porquê de seu comportamento e lhe permite manter um diálogo com o outro numa interação positiva para ambos, respeitando o que cada um pensa e sente, e buscando acordos de mútuo benefício. Por isso, as pessoas empáticas costumam ter mais êxito social, já que a empatia facilita as relações interpessoais, a negociação, a capacidade de persuadir e o desenvolvimento do carisma. Empatia, enfim, em uma definição geral, é a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, compreender as necessidades e os sentimentos dela, e ser capaz de agir e buscar soluções e acordos que beneficiem ambos, contribuindo, assim, para um convívio acolhedor e harmonioso.
DECISÕES EMPÁTICAS Como você já viu, empatia é o principal fator da responsabilidade coletiva. A proposta é que vocês reflitam sobre a empatia num exercício de suposições. Algumas situações hipotéticas, porém verossímeis, serão apresentadas, e você deverá pensar em soluções empáticas para cada uma delas. A dinâmica da atividade será a seguinte: 1. A primeira parte da atividade é individual. Leia cada uma das situações a seguir e escreva uma possível solução para o caso. Responda à pergunta que é feita em cada situação- -problema. 2. Depois, reúna com sua equipe (máximo de cinco integrantes) e apresente a sua solução para os colegas, com os argumentos que justificam a sua escolha. 3. Cabe a todos da equipe conversar sobre as decisões, soluções e escolhas de cada integrante, e debater os argumentos. 4. Depois, considerem todas as respostas ouvidas e reflitam: algum argumento usado pelos colegas muda as suas decisões? 5. Por fim, depois de pensar nas vantagens, desvantagens, alternativas e consequências atreladas a cada decisão, escrevam a decisão final do grupo para cada situação. E, se for o caso, uma ou outra alternativa também.
As situações-problema são apresentadas nas páginas seguintes.
6.
PAUSA PARA PENSAR
Faça uma reflexão com os colegas sobre as seguintes perguntas: 1. Como vimos, empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quem é esse outro? 2. Como, quando e onde acontecem as interações com esse “outro”? 3. Quem faz parte do nosso dia a dia, de nossa vida?
58
59
1 o ANO
UNIDADE 2 -OS OUTROS QUE ME RODEIAM
Made with FlippingBook Annual report maker