Ensino Médio_Amostra

Venda Proibida

Venda Proibida

Após a análise e discussão sobre as situações retratadas nas fotos, responda: você acha que discriminação e preconceito são as mesma coisa? Para responder à pergunta, vamos olhar o significado das duas palavras, segundo o dicionário Michaelis online. Para isso, acesse os QR-Codes ao lado: Mas, e aí? Qual a diferença? Preconceito é algo que julgamos sem conhecer. Por exemplo, já se pegou falando que não gosta de algum filme, mesmo sem ainda tê-lo visto, por que ele pertence a um gênero diferente do que é a sua preferência? Então, esse é

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO Que tipo de preconceito ou discriminação pode estar sendo retratado em cada imagem a seguir? Que consequências há em atitudes como essas? Comentem entre todos.

Discriminação

Preconceito

um exemplo de preconceito, pois julgamos algo que não conhecemos e dizemos não gostar de algo que nunca experimentamos. Já discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico que o preconceito, pois pode ser provocada por indivíduos e por instituições, ao passo que o preconceito só ocorre por parte do indivíduo. Portanto, não devemos tratá-las como sinônimos, mesmo que por muitas vezes a discriminação provenha do preconceito. No Brasil, a Constituição federal considera o preconceito e a discriminação crimes passíveis de pena. Observe: Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.” “Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.” Fonte: LEI Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l9459.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%209.459%2C%20DE%2013,7%20de%20 dezembro%20de%201940>. Acesso em: 8 abr. 2022.

De acordo com a lei, tais atos provêm de várias formas, como discriminação de raça, cor e etnia, mas infelizmente o que mais vemos acontecer é a discriminação por meio social. Por muitas vezes, nos vemos rodeados por expressões, piadas, imagens e até “memes” preconceituosos que fazem da pessoa um objeto a ser zombado. Felizmente, nos dias de hoje tais atos têm menos força, e os nossos jovens e adolescentes estão mais atentos, chegando a condená-los.

69

70

2 o ANO

UNIDADE 2 - OS OUTROS QUE ME RODEIAM

Made with FlippingBook Annual report maker