Ensino Médio_Amostra

Venda Proibida

Venda Proibida

Você gosta de fazer escolhas ou prefere que outras pessoas decidam por você? Fazer escolhas é uma das tarefas mais importantes da vida, pois nos torna protagonistas das situações. Porém, cada vez que escolhemos algo, renunciamos outras possibilidades, e é justamente isso que pode tornar esse processo difícil, pois muitas vezes não queremos abdicar de nada. Entretanto, há situações em que é possível optar por mais de uma alternativa, sem que uma anule a outra. Por isso, é importante ter a sensibilidade de analisar e perceber as consequências de cada escolha. Em outras palavras, o mais importante nesse processo é querer se organizar e começar a traçar metas, considerando tudo aquilo que lhe possibilite a realização plena em todas as áreas da vida, fazendo seus olhos brilhar e o seu coração bater com entusiasmo dia após dia. Depois dessa reflexão, é importante que você retome o Projeto de Vida que vem construindo ao longo de todo o Ensino Médio e o analise novamente. Neste momento, talvez você perceba que algumas das metas traçadas hoje já não fazem mais sentido, porque você mudou e a situação ao seu redor também, o que é ótimo, ou talvez seu plano continue sólido e você siga firme traçando o caminho para a realização dele, o que é ótimo também. Mais importante do que fazer ou não mudanças no plano é você ter consciência de que, independentemente de qual caminho vá seguir, isso faz parte da construção do seu Projeto de Vida. Aproveite este momento e ressignifique, reveja, reorganize, refaça e, se for necessário, recomece. Para documentar este momento, faça, em seu caderno ou em uma folha à parte, uma retrospectiva sobre o que mudou e o que permanece igual no seu projeto, identificando quais foram os fatores que promoveram (ou não) essas mudanças, pois isso não apenas lhe dará um norte, como também lhe mostrará que você já construiu parte de sua história. Depois de feito isso, compartilhe com um colega e troquem experiências sobre sua jornada na construção de seus projetos de vida.

PAUSA PARA PENSAR

1. Você já traçou o mapa do caminho que precisa percorrer para que seu projeto se concretize? 2. Você já sabe quais são suas habilidades? O que precisa desenvolver? E o que falta fazer? 3. Há grupos, causas e valores com os quais você se identifica?

ATIVIDADE “Não há vento favorável para aquele que não sabe para onde vai”.

— Sêneca, Séc I.

Qual o significado dessa frase para você?

1.

RESSIGNIFICAR

Tomar decisões constantes faz parte da arte de viver, e, em alguns momentos, isso pode gerar angústia. E nem sempre isso ocorre por conta do resultado, que pode até ser positivo, mas também pela ansiedade que muitas vezes sentimos ao tomar uma decisão. E, nesse período do “terceirão”, você terá que tomar inúmeras decisões diariamente (como que matéria estudar em qual horário, para qual curso prestará vestibular, entre outras). Independentemente de qual seja a situação que provoque ansiedade ou angústia, o que você precisa fazer é ressignificar esses sentimentos e transformá-los em combustível para realizar os seus projetos. Nessa jornada, o equilíbrio e o bom senso serão nossos eternos aliados daqui em diante. Este é o momento de você revisitar seus planos e se perguntar: eu sei para onde desejo ir neste momento?

13

14

3 o ANO

UNIDADE 1 - QUEM SOU EU?

Made with FlippingBook Annual report maker