Dicionário Enciclopédico de Psicanálise da IPA

Retornar ao sumário

correspondente como verbete são: Psychoanalytic Terms and Concepts, Eds: Auchincloss, E. and Samberg, E. (2012) em “Analytic Process”, Dictionnaire international de la psychanalyse, Ed: De Mijolla, A. (2013) e Diccionario de Psicoanálisis Argentino, Ed: Borenszstejn, C. (2014) em “Bleger/Encuadre [Frame]" e "Campo Psicoanalitico [Field]".

VIII. COMENTÁRIOS CONCLUSIVOS

O setting analítico conforme estabelecido por Freud tem claramente se mantido válido na prática clínica atual em todas as três regiões. Desenvolvimentos ocorreram, predominantemente, na conceituação e na compreensão dos significados inconscientes do setting para paciente e analista, particularmente a partir do trabalho de Bleger e Winnicott. O conceito de Bion de “ reverie ” levou a elaborações subsequentes do trabalho do analista ( setting interno) e do processo analítico em si. O foco sobre a atitude analítica e o trabalho do analista está também conectado ao conceito em expansão de contratransferência. Os termos “ setting ” e “ enquadre ” são usados de forma intercambiável por alguns, enquanto outros diferenciam os dois termos em relação às “regras” e limites do setting e do processo que ocorre dentro do enquadre. Na América Latina, há preocupação explícita sobre a necessidade de adaptar o setting psicanalítico clássico às realidades sociais e culturais contemporâneas, que parecem dificultar a aceitação do setting tradicional. A maior importância que agora está sendo dada ao termo “ setting ” talvez se deva à preocupação quanto à possibilidade de que mudanças nas condições para a condução da psicanálise (isto é, através de novas tecnologias que envolvem presença virtual) possam resultar no risco de perda do significado e da importância desse conceito fundamental.

No texto acima, as páginas 1 a 10 foram escritas principalmente – mas não de forma exclusiva – a partir de fontes psicanalíticas europeias; as páginas 10 a 13, de fontes norte-americanas; e as páginas 13 a 14 de fontes latino-americanas.

REFERÊNCIAS

Aron, L. (2001). The Meeting of Minds . The Analytic Press. NY. Routledge. Auchincloss, E. and Samberg, E., Eds. (2012). Psychoanalytic Terms and Concepts . America Psychoanalytic Association.

286

Made with FlippingBook - Online catalogs