Nº 48 - Regime Fiscal Sustentável

estacionamento, com 800 mil consumidores/ mês. Já em 2012, ocorreu a inauguração do Park Shopping Campo Grande (grupo Multiplan), com 43.800 m² de ABL, 286 lojas (22 âncoras), sete salas de cinema e 2.100 vagas. Campo Grande e região, com quase dois milhões de habitantes, seria hoje o 8º município mais populoso do país, superando capitais como Curitiba e Recife. Seu PIB, estimado em R$ 56 bilhões em 2019, seria superior ao de sete estados.

Saúde

Na área de saúde o destaque é o Hospi- tal Municipal Rocha Faria, implantado em 1940, ampliado e hoje um dos maiores do município do Rio de Janeiro. A unidade possui 198 leitos, aten - dendo cerca de 20 mil pessoas por mês. O bairro possui duas UPAs e diversos postos de saúde. Entre as inúmeras clínicas privadas, as de maior destaque são o West Medical Center, o Hospital Di Camp e o Hospital Oeste D’Or. Há também, na região, o Hospital Municipal Pedro II (Santa Cruz).

Setor Bancário

Em razão de seu poderio comercial e industrial, Campo Grande possui, apenas em sua região central, 40 agências bancárias, sendo: Itaú (11), Bradesco (9), Santander (9), Caixa Econômica (5), Banco do Brasil (4), além de duas outras. Se contabilizadas também as agências bancárias existentes em Bangu, Santa Cruz, Guaratiba e nos municípios em sua área de influência, o número aproxima-se de uma centena.

Turismo, cultura e lazer

A região de Campo Grande tem importantes atrativos turísticos. Um dos destaques é a praia de Barra de Guaratiba, com seu polo gastronômico especializado em frutos do mar (há outro polo no Rio da Prata). Na baía de Sepetiba, a mais deslumbrante é a extensa praia da Restinga de Marambaia, com seus 42 km. Há também as praias de Pedra de Guaratiba, Sepetiba e Dona Luísa. Nos dois grandes maciços montanhosos encontram-se o Parque Estadual da Pedra Branca, que tem o ponto culminante do Rio de Janeiro (1.025 metros), e o Parque Municipal da Serra do Mendanha, que possui várias cachoeiras, piscinas naturais, trilhas e rampa de asa-delta. Campo Grande possuiu enormes salas de cinema, como o Cine Campo Grande (de 1938 a 1994), com 1.463 lugares e o Cine Palácio (de 1962 a 1990), cujos 1.749 lugares o tornaram o maior do município. Hoje as salas de cinema são de pequena dimensão e estão restritas aos shoppings. Outro equipamento importante é o Teatro Artur Azevedo, de 1956. Como todo subúrbio carioca, Campo Grande tem suas escolas de samba: Sereno de Campo Grande, Império da Zona Oeste e Império de Campo Grande, que desfilam em grupos secundários. Mais expressão têm a Acadêmicos de Santa Cruz e a Mocidade Independente de Padre Miguel, na vizinha Bangu, seis vezes campeã do grupo especial. Outra atividade expressiva é o futebol. O Campo Grande Atlético Clube, fundado em 1940, disputou a 1ª divisão do campeonato carioca de 1962 a 1995 e foi campeão brasileiro da Série B em 1982 (seu estádio Ítalo del Cima

Educação

Campo Grande conta uma vasta estrutura na área educacional, considerando instituições públicas e privadas. No ensino superior, a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO), implantada em 2005, tem cerca de 2 mil alunos em 9 cursos de graduação e 3 de pós-graduação. Mas a maior instituição em sua área de influência situa-se no município de Seropédica, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuRJ), instalada em 1948 numa vasta área de 3.020 hectares, hoje com mais de 25 mil alunos em 40 cursos de graduação e 35 de pós-graduação. No setor privado destacam-se o Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1969), com 22 cursos de graduação, e a Faculdade Integrada Campo Grandense, antiga Faculdade de Filosofia de Campo Grande (1961), além de unidades locais da Universidade Grande Rio, Universidade Cândido Mendes, Universidade Veiga de Almeida e do Centro Universitário Augusto Motta. No ensino médio, destacam-se: Colégio Afonso Celso (1935), Colégio Belisário dos Santos (1941) e Escola Normal Instituto Sara Kubstichek (1959).

70

| REVISTA ECONOMISTAS | ABRIL A JUNHO DE 2023

Made with FlippingBook Ebook Creator