Nº 48 - Regime Fiscal Sustentável

tem capacidade para 20.000 pessoas). Seu grande rival é o Bangu Atlético Clube, fundado em 1904, campeão carioca em duas ocasiões e vice-campeão brasileiro da 1ª divisão em 1985. Em Campo Grande ficam o ginásio municipal Miécimo da Silva, que sediou competições dos Jogos Panamericanos de 2007, o Clube dos Aliados (1924) e o Clube Luso Brasileiro (1959).

custo, farta oferta de mão-de-obra qualificada e boa logística de transporte, com a duplicação da Avenida Brasil (BR-101) e a proximidade da BR-465. Três DIs estão situados às margens da Av. Brasil. O principal é o de Santa Cruz, com destaques para a usina siderúrgica Cosigua (Grupo Gerdau); a Metalúrgica Cladtek; a usina de alumínio da Valesul (com atividade paralisada) e a fábrica Carioca de Catalisadores. Próximo ao DI, situa-se a Siderúrgica CSA, do Grupo Ternium, e a fábrica de vacinas da Fiocruz, num total de quase 20 mil empregos diretos. Menor expressão têm os DI de Campo Grande, cujas principais fábricas são de Refrigerantes Convenção e Guaracamp, da Lillo, Hermes e Carreteiro Alimentos, e o DI de Palmares. No DI de Itaguaí, às margens da Rio- Santos, os destaques são a CSN Mineração; a Nuclebras Equipamentos Pesados (Nuclep) e a Mineração Baía de Sepetiba. Fora dos distritos industriais, os destaques são a fábrica de Pneus Michelin, a grande fábrica da Ambev e a fábrica de equipamentos industriais da Ishibras, instalada em 1974, hoje desativada.

Serviços diversos e mercado imobiliário

Reflexo da forte expansão comercial e industrial, Campo Grande se tornou um dos principais polos prestadores de serviços do município. Possui em sua região central mais de 1.500 salas comerciais (escritórios, consultórios), aparecendo em 5º lugar, superando Madureira, ombreada com o Meier e atrás apenas do Centro do Rio, Barra da Tijuca, Copacabana e Tijuca. Se até meados da década de 1970, Campo Grande possuía apenas três edifícios com quatro ou cinco andares (o do Banco do Brasil, na rua Campo Grande, o Olímpia, na rua Viúva Dantas e um edifício na rua Augusto Vasconcelos), hoje, segundo a ADEMI, ocupa desde 2005, a terceira colocação no ranking de lançamentos imobiliários no município, superado apenas pela Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Alguns empreendimentos podem ser destacados: Plaza Office (410 salas e 36 lojas), Campo Grande Office & Mall (291 salas e 75 lojas), West Medical Center, MontBlanc Tower, MontBlanc Residence Service.

Atividade Agropecuária

Apesar da conversão da quase totalidade das terras agrícolas para ocupação urbana, ainda subsistem alguns bolsões agrícolas na região de Campo Grande: Rio da Prata, Mendanha, Serrinha, Santa Cruz, todos dedicados à produção de legumes, frutas e hortaliças e à avicultura e criação de caprinos e suínos. Infraestrutura de transportes: as conexões de Campo Grande O desenvolvimento e a centralidade de Campo Grande foram impulsionados pelas muitas conexões com sua hinterlândia, compreendendo vários modais de transporte.

Atividade industrial

Campo Grande se destaca no panorama industrial do Rio de Janeiro. Como visto, as primeiras fábricas surgiram na região no final do século XIX (Matadouro de Santa Cruz e Fábrica de Tecidos Bangu). Até meados da década de 1960, a indústria era pouco expressiva, destacando- se, propriamente em campo Grande, apenas 3 indústrias (Café Sacipan, Postes Cavan e Empresa Brasileira de Solda Elétrica - EBSE), todas ativas. O surto industrial ocorreu no final desta década, com a implantação de vários Distrito Industriais (DIs): Santa Cruz, Campo Grande, Palmares, Paciência e Itaguaí, com as indústrias sendo atraídas pela disponibilidade de áreas de baixo

Rodoviária

As ligações rodoviárias com o centro do Rio de Janeiro e os diversos subcentros metropolitanos são quase todas por vias duplicadas. A Avenida Santa Cruz (em trechos

71

ABRIL A JUNHO DE 2023 | REVISTA ECONOMISTAS |

Made with FlippingBook Ebook Creator