Nº 48 - Regime Fiscal Sustentável

Campo. Por sua dimensão e dinamismo, vários projetos vêm sendo apresentados, desde a década de 1960, propondo sua emancipação e constituição como município, barrados pela forte oposição da Prefeitura do Rio, que perderia uma de suas principais fontes de arrecadação. Como “filho” do subúrbio carioca, da velha “Zona Rural do Rio”, nascido em Bangu em 1957

e criado em Campo Grande de 1959 a 1970 (em 1975, já morador de Jacarepaguá, ingressei no curso de Economia da Universidade Rural, em Seropédica, lamento muito o fato de, nos últimos anos, região tão importante e próspera vir sofrendo a forte influência de grupos milicianos, traficantes e pastores de reputação duvidosa. Que seja apenas uma passagem ruim.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CASTELLS, M. A questão urbana, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

CORREA, R. L. O espaço urbano, São Paulo, Editora Ática, 1983.

IBGE. Censo Demográfico do Rio de Janeiro (vários anos).

MIRAGAYA, J.F.G, ROSA, C.H e PEREIRA, M.C. Mapa da Distribuição Espacial da renda no Brasil, Brasília, Cofecon, 2011.

SANTOS, C. F. A cidade como um jogo de cartas, São Paulo, EDUFF, 1988.

SILVA, P. e KNEIB, E. Centralidades urbanas e geração de viagens: análise hierárquica no contexto do planejamento de transportes, Belo Horizonte, XXV ANPET, 2011 SIQUEIRA, L. Proposta metodológica para a identificação de subcentros urbanos: estudo de caso na região metropolitana de São Paulo, São Paulo, PUC/SP, 2014.

VILLAÇA, F. Espaço Intra-urbano, São Paulo, Studio Nobel, 2001

73

ABRIL A JUNHO DE 2023 | REVISTA ECONOMISTAS |

Made with FlippingBook Ebook Creator